Bate-papo com editores da EVIDENCE: EQUATOR Network, spin, viés e escrita científica

A rede EQUATOR (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research no acrônimo em inglês) é uma iniciativa internacional que almeja, através de orientações e checklists para construção de relatos de pesquisas científicas desenvolvidas no mundo no domínio das ciências da saúde, aumentar a transparência, padronização e integridade desses relatos.

A ideia por trás dos checklists publicados e disponíveis gratuitamente em múltiplos idiomas (inclusive português!) na plataforma eletrônica da iniciativa é que não faltem elementos essenciais ao texto a partir do desenho de estudo escolhido, minimizando assim a possibilidade de ocorrência de alguns vieses mais comuns na escrita, leitura e interpretação do texto científico.

Apesar do imenso ganho em transparência, os checklists não têm sido suficientes para, em si, prevenir outras possibilidades de fraudes e más práticas como, por exemplo, as resultantes de interpretação de resultados secundários como se fossem achados primários, prática conhecida como “spin”.

Reunidos no EBM Live, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, conversaram sobre estes assuntos os editores da EVIDENCE Luis Claudio Correia e Michael Schlüssel. Michael é também integrante do time EQUATOR na Universidade de Oxford.

Veja o vídeo a seguir:

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: