Aceitamos submissões de métodos e protocolos

Uma maneira eficiente de evitar práticas antiéticas de pesquisa e publicação, como p-hacking e HARKing, e o fenômeno de viés de publicação é permitir que os autores pré-registrem suas hipóteses e planos de análises na forma de submissões de métodos e protocolos de pesquisa, antes da coleta de dados acontecer. Para conseguir isso e no espírito de obter mais eficiência em pesquisa científica, o Journal of Evidence-based Healthcare (ISSN 2675-021X) e a Revista Pesquisa em Fisioterapia (ISSN 2238-2704) começaram em 2019 a aceitar submissões métodos e protocolos.

Essas seções de métodos e protocolos servem para ajudar os leitores a distinguirem o teste de hipótese a priori de possíveis e eventuais análises a posteriori. Por meio de cuidadosa revisão por pares, os periódicos ajudarão os autores que enviarem artigos para essas seções a corrigirem falhas metodológicas antes que elas aconteçam, avaliando o projeto experimental antes da etapa de coleta de dados.

Em caso de aceite da submissões, os métodos e protocolos serão publicados e os autores receberão um certificado de aceitação por princípio (IPA), o que significa que a revista garante a publicação de uma segunda submissão contendo o estudo completo, mas somente se os autores conduzirem o experimento de acordo com com o protocolo aprovado. Essa segunda submissão deverá incluir, na seção de resultados, o resultado das análises pré-registradas.

  • Para submeter o seu artigo à seção Métodos & Protocolos da RPF, clique aqui.
  • Para submeter o seu artigo à seção Registered Reports da Evidence, clique aqui.

Equipe Editorial da Revista BAHIANA

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: