Bridging the Gap contra a epidemia de (des)informação

Estamos diante de uma epidemia de (des)informação e precisamos de filtros de qualidade para que a informação verdadeira, relevante, baseada em evidência de qualidade e adequado valor científico chegue a médicos, jornalistas, cidadãos e pacientes.

Para combater essa maré crescente de desinformação médica e seus efeitos deletérios sobre a saúde global e a confiança na ciência e prevenir mortes evitáveis, em especial neste momento de crise, convidamos à submissão de artigos à seção Bridging the gap, da revista Evidence (ISSN 2675-021X), dedicada a textos de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores. Os textos devem resumir os consensos científicos em ciências da saúde para a sociedade, formuladores de políticas e meios de comunicação com linguagem formal e abrangente.

As submissões endereçadas a esta seção não podem conter jargão e devem responder às seguintes perguntas: o tópico é relevante para a ciência, para a sociedade e/ou para o paciente em particular? A evidência é robusta o suficiente para ser considerada como verdadeira ou não?

Como é nossa missão sintetizar evidência e não contribuir para a epidemia de informação, as submissões serão avaliadas em função de veracidade, robustez e relevância. Submissões que não cumpram as normas ou não agreguem valor à literatura serão rejeitadas.

Textos sobre tópicos de relevância para a atual crise sanitária provocada pela COVID19 serão avaliados prioritariamente.

Equipe Editorial BAHIANA Journals

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: