Revista Evidence inaugura seção “Choosing Wisely”

Novo conteúdo integra portal Bahiana Journals e traz diretrizes e recomendações científicas em saúde para reduzir exames, tratamentos e procedimentos médicos desnecessários

A Revista Evidence, publicação do portal Bahiana Journals, acaba de ganhar uma nova seção. Intitulada “Choosing Wisely” (Escolhendo Sabiamente), a editoria busca promover o desenvolvimento de diretrizes e recomendações em saúde com o objetivo de reduzir exames, tratamentos e procedimentos médicos desnecessários e até danosos aos pacientes.

Os artigos da nova seção irão descrever os processos pelos quais passam as listas antes de serem publicadas, além de apresentar resultados descritivos (preferências) e analíticos (que preveem as preferências). Os manuscritos também irão discutir gastos imprudentes de recursos, as escolhas atuais de conduta da comunidade médica e iniciativas recomendadas na solução desse problema.

“É uma iniciativa que fará o movimento Choosing Wisely avançar seus processos de diálogo clínico para um formato também de diálogo científico”, define o cardiologista Luís Cláudio Correia, editor científico da Revista Evidence. Essa é a primeira publicação brasileira de cuidados de saúde baseados em evidências.

Com periodicidade semestral e conteúdo interdisciplinar, a revista é um projeto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, por meio do Núcleo de Comunicação Científica. Todos os artigos são abertos para acesso público. “A missão é promover o conhecimento baseado em evidências nas ciências biomédicas e da vida, por meio da publicação de rigorosos artigos de pesquisa e conceito”, define o editor científico. São aceitas pesquisas originais focadas na exploração crítica do campo científico da saúde.

Ciência para todos

O editor executivo da Evidence, João de Deus, explica que o objetivo da revista não é apenas fornecer mais pesquisas originais, o que já é uma realidade, considerando que, a cada nove anos, a produção científica dobra. “Nosso objetivo é promover a cultura de que, como consumidores da ciência, devemos ser críticos em relação à qualidade das informações que estamos consumindo”, pontua.

A proposta da Evidence, enfatiza Luís Cláudio, é tirar a ciência da caixinha.  “A revista é uma comunidade de pessoas que ativamente promovem a cultura científica na sociedade, separando, assim, ciência de dogma e de fake news.” A nova seção acrescenta conteúdo à publicação que trata de saúde de maneira informal (embora com rigor), com a convicção de que esse é um debate que não deve estar restrito à academia, mas que diz respeito à vida cotidiana de toda a sociedade.

A submissão de artigos é gratuita e pode ser feita pelo site da revista, mediante cadastro. Esse link também detalha as normas do processo. Toda a comunicação é feita por e-mail. Cada artigo leva, em média, 45 dias da submissão à avaliação e não mais do que 60 dias até a publicação, em caso de aceite. A média internacional é de 12 a 18 meses da submissão à publicação.

O editor executivo esclarece que a revista não trabalha com deadline, mas com um processo de fluxo contínuo, no qual os artigos vão sendo incluídos até a data-limite de fechamento de determinado número. Depois disso, os próximos artigos aceitos passam a ser incluídos no número subsequente, que fecha em dezembro.

Independentemente do mês, o artigo aceito é imediatamente publicado no site. “Isso é um preceito do movimento de acesso aberto, que preconiza que o artigo deve ser disponibilizado livre e gratuitamente imediatamente após aceite, para os dados e resultados não envelhecerem na mesa do editor”, explica João de Deus.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: