Diretrizes adicionais para autores
Título: Deve conter de 5 até 15 palavras, estar em português e inglês, ser objetivo, escrito caixa baixa, com apenas a primeira letra da primeira palavra em caixa alta.
Resumo: Devem ser estruturados utilizando as seções Introdução, Objetivos, Métodos e Materiais, Resultados, e Conclusão/Considerações Finais. Devem ser escritos com espaçamentos simples e conter no máximo 200 palavras. Abaixo do resumo e das palavras-chave deve ser inserida sua versão traduzida (Abstract e Keywords).
Descritores: No mínimo 3 e no máximo 5. Devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Devem ser agrupadas em português como Palavras-chave e inglês como Keywords. A primeira letra de cada palavra-chave deve estar em caixa alta e os termos devem ser separados por ponto.
Corpo do texto: Consiste no corpo do manuscrito, propriamente com a seguinte estrutura: Introdução, Objetivos, Métodos e Materiais, Resultados, Discussão e Conclusões (pesquisas quantitativas) ou Considerações finais (pesquisas qualitativas). Todos os subtítulos devem ser destacados em negrito.
Método: Descrever o delineamento do estudo, o contexto/local, população/amostra, critérios de seleção amostral, instrumento de medida, coleta de dados, período de coleta e processos de análise e aspectos éticos.
A metodologia deve se basear em guias internacionais para preparo de artigos científicos. O uso dos guias deve ser declarado pelos autores na seção de Métodos:
- Estudos qualitativos - COREQ
- Estudos observacionais - STROBE
- Ensaio clínico randomizado - CONSORT
- Revisão sistemática - PRISMA
- Revisão de Escopo - PRISMA SCr
- Outros estudos - EQUATOR Network
Resultados: Descrever os resultados encontrados, sem incluir interpretações, comentários ou comparações. A descrição sucinta dos resultados deve ser feita no parágrafo anterior a apresentação de uma tabela, gráfico ou figura.
Nos resultados de estudos qualitativos, as declarações dos depoentes devem ser apresentadas com recuo de 4 cm, em itálico, sem colchetes ou aspas, com ponto final após a identificação do depoente, com a mesma fonte do manuscrito, tamanho 10 e espaçamento simples.
Tabelas, figuras, quadros e gráficos: Devem constar no corpo do texto, em seus devidos lugares, e devidamente identificados. O número de tabelas e figuras é limitado a cinco no total.
Para tabelas apenas:
- Devem ser disponibilizadas em formato editável e criadas, de preferência, com a ferramenta de tabelas do MS Word (não usar formato jpg);
- Os dados devem estar separados por linhas e colunas, de modo que cada dado esteja em uma célula. Sem células vazias;
- Apresentar cada tabela incorporada ao corpo do texto, com título numerado sequencialmente;
- Traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho, e na parte inferior tabela;
- As tabelas devem ser mencionadas no corpo do texto;
- O título deve ser informativo, claro e completo, localizado acima da tabela, indicando o que se pretende representar na tabela, local (cidade, sigla do estado, país) e data, seguido de ponto;
- A fonte consultada deverá ser incluída abaixo das tabelas somente se houver referência a dados secundários;
- Evitar tabelas extensas que ocupem mais de uma página;
- As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé da tabela;
Discussão: Deve ser apresentada em uma seção distinta, separada dos resultados. Ao final, as limitações do estudo devem ser informadas.
Conclusões ou considerações finais: Devem responder aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados.
Referências: O limite de referências para cada seção deve ser considerado. Artigos originais: 15 a 30; Revisões: até 50; Relatos de experiência e Reflexão: até 20.
- Deve estar em conformidade com o estilo Vancouver/ICMJE, disponível na diretriz Citing Medicine.
- Priorizar citações atualizadas (publicadas nos últimos cinco anos), de periódicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais;
- Inserir número do DOI ou, se indisponível, informar a data do acesso e endereço da URL (endereço eletrônico;
- No texto, as citações devem ser numeradas consecutivamente, em sobrescrito, utilizando algarismos arábicos, sem parênteses. Exemplo: mortalidade.1 Citações sequenciais devem ser separadas por hífen (Ex.: 1-3); quando intercaladas, usar vírgula (Ex.: 2,4,7);
- Evite citações de trabalhos de conclusão de curso (teses, dissertações, trabalhos acadêmicos), jornais ou revistas não científicas e outras fontes (apostilas, anais de congressos etc.).
- As referências a artigos publicados em periódicos latino-americanos com versão em inglês devem ser citadas preferencialmente em inglês.