PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM QUANTO AO PROCESSO TERMINAL DA VIDA

Autores

  • Morgana César Borges Universidade Estadual de Goiás
  • Bruna Lauanne Borges Dias Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i1.1183

Palavras-chave:

mortalidade, estudantes de enfermagem, cuidados paliativos, direito a morrer

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção dos estudantes de enfermagem quanto ao processo terminal da vida, caracterizar as dificuldades e problemas encontrados pelos estudantesnesse processo. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva exploratória, com análise quantitativa dos dados. A amostra foi composta por 50 acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Goiás – Campus Ceres. Para a coleta de dados foi utilizado questionário elaborado pelas pesquisadoras. Resultados: A maioria dos acadêmicos – 78% –não se sente preparado para noticiar a morte do ente querido à família e apenas 22% afirmam estar preparados. 62% dos entrevistados têm medo que alguém morra em sua frente, 38% não sentem medo em relação a isso.Sobre o preparo para lidar com o processo de morte e morrer, 6% consideraram estar preparados para este enfrentamento, 70% sentem parcialmente preparados e 24% totalmente despreparados. Conclusão:Mesmo os acadêmicos tendo contato em relação à morte, recebendo algum tipo de preparo seja ele por meio de aulas teóricas e práticas, o acadêmico não está totalmente preparado para o enfrentamento do processo morte e morrer do paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Morgana César Borges, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem, discente da Universidade Estadual de Goiás - Campus Ceres
  • Bruna Lauanne Borges Dias Gomes

    Docente em Enfermagem, Pós-graduada em Emergência e Urgência pelo CEEN, Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás - Campus Ceres.

Downloads

Publicado

24.04.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Borges MC, Borges Dias Gomes BL. PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM QUANTO AO PROCESSO TERMINAL DA VIDA. Rev Enf Contemp [Internet]. 24º de abril de 2017 [citado 13º de julho de 2024];6(1):49-55. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>