Sentimentos, conhecimento e práticas entre homens quanto ao diagnóstico de câncer de próstata

Autores

  • Aline de Souza Vale Centro Universitário Uninorte
  • Mônica do Vale Rodrigues e Silva Centro Universitário Uninorte
  • Rosicley Souza Silva Centro Universitário Uninorte
  • Wellington Maciel Melo http://orcid.org/0000-0002-5386-8204
  • Ruth Silva Lima da Costa União Educacional do Norte - UNINORTE
  • Marília Perdome Machado Centro Universitário Uninorte

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3028

Palavras-chave:

Neoplasias da próstata. Conhecimento. Oncologia. Saúde do homem.

Resumo

OBJETIVO: identificar os sentimentos, conhecimento e práticas de homens frente ao diagnóstico de câncer de próstata. MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 14 homens em tratamento do câncer de próstata. Para a organização dos polos cronológicos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo a perspectiva de Bardin da qual emergiram duas categorias: sentimentos vivenciados pelos pacientes com câncer de próstata e conhecimento e práticas de pacientes frente ao diagnóstico de câncer de próstata. RESULTADOS: evidenciou-se que o diagnóstico de câncer de próstata gera sentimentos de susto, tristeza, decepção com tratamento tardio, confiança e ao mesmo tempo desconfiança diante do prognóstico, além de tranquilidade se acompanhada por apoio familiar e espiritual. Demonstrou-se pouco conhecimento quanto aos métodos de diagnóstico, o que pode ter determinado as práticas menos favoráveis de saúde. CONCLUSÃO: o diagnóstico de câncer de próstata gerou sentimentos negativos e levou a busca pelo apoio na família e espiritualidade como forma de estratégias para o enfrentamento da patologia. O tema ainda necessita ser melhor divulgado quanto as formas de diagnóstico correto entre os homens. Portanto, é sugerido medidas de conscientização aos mesmos quanto aos cuidados necessários com sua saúde no decorrer da vida, bem como o apoio aos familiares inseridos no contexto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline de Souza Vale, Centro Universitário Uninorte
  • Mônica do Vale Rodrigues e Silva, Centro Universitário Uninorte
  • Rosicley Souza Silva, Centro Universitário Uninorte
    ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9166-8759
  • Ruth Silva Lima da Costa, União Educacional do Norte - UNINORTE
    Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Ciências da Saúde também pela UFAC. Atua como Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Acre ( SESACRE), no cargo de Gerente da Unidade Técnica de Saúde e como Docente nos cursos de Medicina e Enfermagem da União Educacional do Norte ? UNINORTE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, Atenção Integral á Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Saúde Coletiva. É revisora de periódicos científicos na área de saúde coletiva. Atualmente tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse em produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e cicatrização de feridas.
  • Marília Perdome Machado, Centro Universitário Uninorte

    ORCID:https://orcid.org/0000-0001-6913-6246

Downloads

Publicado

18.12.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sentimentos, conhecimento e práticas entre homens quanto ao diagnóstico de câncer de próstata. (2020). Revista Enfermagem Contemporânea, 10(1), 17-24. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3028

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)