Aplicativo para smartphone como estratégia de ensino das manobras de higiene brônquica para fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2497Palavras-chave:
Aplicativos Móveis. Manobra. Ensino. Aprendizagem. Recursos Audiovisuais.Resumo
INTRODUÇÃO: No decorrer dos anos, os cursos da saúde têm passado por importantes mudanças na velocidade das inovações, trazendo o crescimento, pesquisa e melhoria para o processo da educação. A introdução de tecnologias e novos métodos de ensino têm contribuído para aprimorar e permitir o aprendizado de maneira mais eficiente. OBJETIVO: desenvolver e aplicar vídeos de manobras de higiene brônquica, através de aplicativo, como ferramenta de ensino para graduandos de fisioterapia do CESUPA. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo realizado foi experimental e descritivo. Foram analisados 40 alunos do estágio supervisionado de fisioterapia, dos 7º e 8° períodos de 2018, também foram analisados 4 juízes com comprovação na docência em curso de fisioterapia. Foi criado um aplicativo móvel, com vídeos de manobras de higiene brônquica, foi feita a validação do aplicativo móvel pelos juízes e, por fim, verificou-se a opinião dos alunos quanto à utilização do aplicativo móvel proposto para o processo de ensino-aprendizagem. RESULTADO: Referentes à atenção, relevância, confiança, conhecimento, compreensão e aplicação, a avaliação foi satisfatória, totalizando 60% dos para graduandos de fisioterapia. CONCLUSÃO: Após a análise das respostas, concluirmos, em sua totalidade, a satisfação dos juízes, salientando que o aplicativo é prático, de fácil entendimento e pode auxiliar na aprendizagem. Na avalição das opiniões geradas pelos alunos, quanto a utilização do aplicativo móvel proposto para o processo de ensino-aprendizagem, nos aspectos, instrumento de aprendizagem, ferramenta de estudo, facilidade de manuseio, na promoção de dados concretos para o ensino das manobras de higiene brônquica, auxiliar na prática da fisioterapia, a maioria significativa dos alunos considerou o aplicativo avaliado como excelente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
28.11.2019
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
1.
Caldas dos Santos R, Fonseca Gomes PA. Aplicativo para smartphone como estratégia de ensino das manobras de higiene brônquica para fisioterapia. Rev Pesq Fisio [Internet]. 28º de novembro de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];9(4):455-63. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2497