Associação entre a doença periodontal e a doença pulmonar obstrutiva crônica: uma revisão de literatura

Autores

  • Cristiana da Costa Libório-Lago Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Fernanda Warken Rosa Camelier Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Carina Oliveira dos Santos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marcio Ramos Coutinho Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Universidade Salvador (UNIFACS)
  • Sandro Bittencourt Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)
  • Aquiles Assunção Camelier Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i2.1845

Palavras-chave:

Doença periodontal, doença pulmonar obstrutiva crônica, periodontite crônica, saúde bucal, doenças respiratórias

Resumo

Objetivo: realizar uma revisão acerca da associação da doença periodontal com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Metodologia e resultados: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. Os descritores em português foram selecionados no DeCS (BVS), “doença periodontal”, “doença pulmonar obstrutiva crônica” e “periodontite crônica”, e em inglês, no MeSH, “periodontal disease”, “chronic obstructive pulmonary disease” e “chronic periodontitis”. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, através dos portais PubMed, Capes e BVS, no período de 1999 a 2018. Foram selecionados 49 artigos e o relatório de consenso elaborado pela Iniciativa Global para DPOC (GOLD).

Conclusões: A DPOC é a quarta causa de morte no mundo e apesar do número crescente de publicações, poucos estudos foram realizados na América do Sul. Os estudos mostram que a DPOC e a doença periodontal possuem fatores de risco e comorbidades em comum e cuja associação pode acontecer pela presença de bactérias na cavidade oral (aspiradas ou via corrente sanguínea) e por serem, ambas, doenças inflamatórias de caráter essencialmente neutrofílico. A maioria dos estudos evidenciou piores índices periodontais nos pacientes com DPOC, associando-se a uma maior frequência de exacerbações. Por outro lado, a DPOC também pode ser um fator de risco para o aumento da severidade da doença periodontal. Desta forma, a introdução do tratamento periodontal e ações educativas para promoção de saúde bucal no protocolo de acompanhamento da DPOC pode propiciar maior abrangência e resolutividade no tratamento destes pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiana da Costa Libório-Lago, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
    Doutoranda em Medicina e Saúde Humana (EBMSP), Professora de Fisiologia da EBMSP e Professora de Fisiologia da UNEB, Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Associação entre a doença periodontal e a doença pulmonar obstrutiva crônica: uma revisão de literatura. (2018). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 9(2), 121-134. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i2.1845