Sofrimento psíquico na Universidade: uma análise dos sentidos configurados por acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1909Palavras-chave:
Sofrimento psíquico, saúde mental, vida acadêmica, humanizaçãoResumo
Este artigo lança como objetivo compreender a constituição do sofrimento psíquico a partir dos sentidos configurados por acadêmicas e acadêmicos da Universidade Federal da Região Sul Mineira em suas vivências no contexto universitário. Com o desenvolvimento de uma pesquisa-intervenção foram participantes do estudo 10 acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde, que com a utilização e discussão de materialidades mediadoras, como fotos, charges e vídeos, participaram de encontros quinzenais ao longo do estudo. A partir de uma análise qualitativa dos dados, pode-se definir indicadores que caracterizam a vivência com sentimentos de isolamento; solidão; tristeza; competitividade dentro dos espaços das salas de aula e demais espaços relacionais. Concluímos que deflagrar os sentidos configurados por acadêmicos na vivência universitária é um dos pilares para ações de promoção da saúde e enfrentamento do fenômeno do adoecimento psíquico cada vez mais frequentes nas Instituições Universitárias, com base em ações institucionais, curriculares e pedagógicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30.07.2018
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Gomes, C., Araújo, C. L., & Comonian, J. O. (2018). Sofrimento psíquico na Universidade: uma análise dos sentidos configurados por acadêmicos. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 255-266. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1909