A práxis do psicólogo no contexto da assistência social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.2798

Palavras-chave:

Prática profissional. Psicologia Social. Assistência Social.

Resumo

A Assistência Social surge como um campo de trabalho interdisciplinar executado principalmente por equipes multidisciplinares em que o papel da Psicologia se destaca. Este artigo busca refletir sobre a atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram nove psicólogos que trabalham nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de dois municípios do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e sua análise norteada pela análise de conteúdo de Bardin (2004). Emergiram quatro categorias de análise: atuação do psicólogo na assistência social, percepção dos profissionais sobre os usuários, percepção dos profissionais sobre o trabalho, atravessamentos no trabalho. Os resultados apontam que a prática dos profissionais ainda é permeada pela visão da clínica tradicional, hegemônica na formação dos psicólogos. Contudo, muitos deles refletem criticamente diante de seu trabalho, compreendendo que é preciso construir espaços para pensar além e modificar suas práticas.

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Biografia do Autor

  • Nívia Arlete Souza Duarte, Escola de Saúde Pública/RS

    Psicóloga graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

    Residente em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

27.07.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Souza Duarte, N. A., & Coutinho Areosa, S. V. (2020). A práxis do psicólogo no contexto da assistência social. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(2), 150-161. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.2798

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