RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA EBMSP

Autores

  • Isa de Jesus Coutinho
  • Karla Ribeiro dos Santos
  • Ana Joaquina M. Mariani Passos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Palavras-chave:

ABP, Terapia Ocupacional, Aprendizagem, Metodologia

Resumo

A Aprendizagem baseada em problemas ABP é um método de ensino-aprendizagem que se baseia em problemas reais ou simulados, focalizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Embora várias universidades no mundo tenham experimentado essa metodologia, poucos estudos trazem resultados sobre a sua utilização. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência com a ABP no curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em Salvador/Bahia. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que envolveu dezessete alunas do sexto semestre do curso de Terapia Ocupacional. Um instrumento padrão foi elaborado previamente para a pesquisa contendo sete questões. Os principais resultados indicaram o uso da metologia como positivo para a formação do terapeuta ocupacional, mas também o aspecto desafiador que o método apresenta para o aluno iniciante, além da necessidade de melhoria na formação profissional dos docentes envolvidos em sua aplicação. A insegurança dos participantes em gerir o próprio conhecimento, ou seja, a qualidade e necessidade do que foi aprendido - o “aprender a aprender, o aprender a ser e o aprender a fazer” – também foi sinalizada.

Biografia do Autor

  • Isa de Jesus Coutinho
    Doutoranda em Educação e Contemporaneidade. Mestre em Medicina e Saúde Humana. Terapeuta Ocupacional
  • Karla Ribeiro dos Santos

    Terapeuta Ocupacional

  • Ana Joaquina M. Mariani Passos, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Mestre em Família na Sociedade Contemporânea. Terapeuta Ocupacional.

Downloads

Edição

Seção

Relato de experiência