TERAPIA OCUPACIONAL E AUTISMO INFANTIL: IDENTIFICANDO PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO E PESQUISAS

Autores

  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Mariana Soragni Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual "JÚLIO DE MESQUITA FILHO".

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Terapia Ocupacional, Revisão

Resumo

O autismo infantil compromete diferentes áreas do desenvolvimento, destacando-se alterações na comunicação, na interação social e a presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura nacional e internacional sobre estudos e práticas da terapia ocupacional junto a indivíduos com autismo infantil, no período de 2000 a 2010, nos idiomas português e inglês. Para a realização do estudo, elaborou-se um protocolo de registro que contemplou a sistematização das principais informações dos estudos localizados. Na literatura internacional a busca deu-se através do portal de periódicos da CAPES, permitindo acesso a sete periódicos específicos da área de terapia ocupacional, a busca nacional foi realizada através do Scielo, da análise dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP e dos Anais dos Congressos Brasileiros de Terapia Ocupacional do período determinado. Os resultados do estudo evidenciam que as publicações sobre a temática estão em crescimento tanto no Brasil quanto no exterior, porém os focos diferem, sendo que internacionalmente as pesquisas abordam mais a temática da Integração Sensorial relacionadas ao autismo infantil e, no Brasil, os estudos apresentam abordagens mais amplas sobre o autismo. Considera -se este estudo importante para a Terapia Ocupacional e áreas afins e espera-se que o mesmo contribua para o aprofundamento do conhecimento deste tema e possa fornecer subsídios para estudos futuros e para o planejamento de práticas de intervenção junto a esta população.

Biografia do Autor

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo, Brasil (2001). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Mariana Soragni, Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual "JÚLIO DE MESQUITA FILHO".

TERAPEUTA OCUPACIONAL FORMANDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS 2012 - APRIMORANDA EM TERAPIA OCUPACIONAL EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PELA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU- UNESP - FMB

Downloads

Publicado

2013-11-01

Edição

Seção

Artigos