TERAPIA OCUPACIONAL E AUTISMO INFANTIL: IDENTIFICANDO PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO E PESQUISAS

Autores

  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Mariana Soragni Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual "JÚLIO DE MESQUITA FILHO".

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Terapia Ocupacional, Revisão

Resumo

O autismo infantil compromete diferentes áreas do desenvolvimento, destacando-se alterações na comunicação, na interação social e a presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura nacional e internacional sobre estudos e práticas da terapia ocupacional junto a indivíduos com autismo infantil, no período de 2000 a 2010, nos idiomas português e inglês. Para a realização do estudo, elaborou-se um protocolo de registro que contemplou a sistematização das principais informações dos estudos localizados. Na literatura internacional a busca deu-se através do portal de periódicos da CAPES, permitindo acesso a sete periódicos específicos da área de terapia ocupacional, a busca nacional foi realizada através do Scielo, da análise dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP e dos Anais dos Congressos Brasileiros de Terapia Ocupacional do período determinado. Os resultados do estudo evidenciam que as publicações sobre a temática estão em crescimento tanto no Brasil quanto no exterior, porém os focos diferem, sendo que internacionalmente as pesquisas abordam mais a temática da Integração Sensorial relacionadas ao autismo infantil e, no Brasil, os estudos apresentam abordagens mais amplas sobre o autismo. Considera -se este estudo importante para a Terapia Ocupacional e áreas afins e espera-se que o mesmo contribua para o aprofundamento do conhecimento deste tema e possa fornecer subsídios para estudos futuros e para o planejamento de práticas de intervenção junto a esta população.

Biografia do Autor

  • Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo, Brasil (2001). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
  • Mariana Soragni, Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual "JÚLIO DE MESQUITA FILHO".
    TERAPEUTA OCUPACIONAL FORMANDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS 2012 - APRIMORANDA EM TERAPIA OCUPACIONAL EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PELA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU- UNESP - FMB

Downloads

Publicado

2013-11-01

Edição

Seção

Artigos