Depressão entre estudantes de medicina no Brasil: uma revisão sistemática

Authors

  • Cristina Rosa Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-9390-7474
  • Erika dos Santos Nunes Universidade do Estado da Bahia
  • Anderson da Costa Armstrong Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.2722

Keywords:

Depressão. Estudantes de medicina. Transtornos mentais. Saúde mental.

Abstract

A prevalência geral dos sintomas depressivos entre estudantes de medicina está em torno de 27,2% em nível global e de 30,6% no Brasil. Neste estudo objetivamos investigar o estado da saúde mental nas escolas de medicina do Brasil a partir da identificação dos estudos realizados no Brasil entre 2008 e 2018 sobre a prevalência e fatores de risco de depressão e sintomas depressivos entre estudantes de medicina. Foram poucos os estudos encontrados (21), concentrados nas regiões Sul-Sudeste e que apontam uma prevalência com alto grau de variabilidade (5,6% a 79%). Embora a maior parte dos estudos tenham utilizado o mesmo instrumento Inventário Depressivo de Beck (BDI), as diferenças nas metodologias divergem desde o recorte da análise realizada (de ideação suicida a sintomas depressivos), quanto na amostra e na variabilidade dos métodos utilizados (alguns analisaram os graus dos sintomas depressivos, e outros fizeram ainda um filtro de identificação dos falsos positivos). Nossos achados estão alinhados com outros estudos que relatam a precarização da saúde mental entre estudantes de medicina, o que sugere uma provável ocorrência global problema e uma prevalência elevada entre os futuros médicos brasileiros.

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Author Biography

  • Cristina Rosa, Universidade do Estado da Bahia
    Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Sócioambiental

Published

01/19/2021

Issue

Section

Literature Reviews

How to Cite

1.
Rosa C, Nunes E dos S, Armstrong A da C. Depressão entre estudantes de medicina no Brasil: uma revisão sistemática. Intern J Educ H [Internet]. 2021 Jan. 19 [cited 2024 Oct. 15];5(1):133-41. Available from: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2722

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