Educação permanente em saúde sob a ótica de gestores e trabalhadores da atenção primária à saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4412

Keywords:

Educação continuada, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde

Abstract

INTRODUÇÃO: A Educação Permanente em Saúde é estratégia político pedagógica que objetiva a qualificação e fortalecimento em diversos níveis do Sistema Único de Saúde.  OBJETIVOS: Apresentar experiências de Educação Permanente em Saúde do cotidiano de Equipes de Saúde da Família em Unidades Básicas de Saúde da zona sul de São Paulo.  MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa com trabalhadores e gestores de unidades da zona sul de São Paulo, que tem como referências de análise a concepção institucional de educação permanente em saúde e a micropolítica da gestão e do cuidado em saúde. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2019, com 25 trabalhadores de 05 gestores (n=30) por meio de entrevistas e grupos focais. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Foram identificadas quatro categorias empíricas: “Concepções acerca da EPS”, “Ações de EPS na realidade das UBS”, “Facilitadores para a EPS no cotidiano” e “Dificultadores ou barreiras para a concretização da EPS no cotidiano”. CONCLUSÃO: Apesar da influência do modelo gerencialista e das barreiras identificadas que atravessam o cotidiano das equipes, a educação permanente em saúde movimenta ações alinhadas com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para a produção do trabalho vivo nos territórios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Israel Victor de Oliveira, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, Brazil.

    Fortaleza, CE, Brasil, Bolsista da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da FIOCRUZ, ORCID 0000-0002-2726-1281

  • Eliana Aparecida de Paula Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brazil.

    São José dos Campos, São Paulo, Brasil, Mestre em Antropologia pela PUC-SP e Master em Didactique des Disciplines pela Universidade Paris VII ORCID 0000-0002-5596-0039

  • Paula Bertoluci Alves Pereira, Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brazil.

    São Paulo, SP, Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública (Bolsista CAPES Doutorado), ORCID 0000-0002-7200-6335

  • Daiana Bonfim, Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo). São Paulo, Brazil.

    São Paulo, SP, Brasil, Hospital Israelita Albert Einstein, Diretoria de APS e Redes, ORCID 0000-0003-0591-0495

  • Celso Zilbovicius, Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brazil.

    São Paulo, SP, Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Social, ORCID 0000-0003-0990-4834

  • Rogério Nogueira de Oliveira, Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brazil.

    São Paulo, SP, Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Social, ORCID 0000-0002-0780-8120

References

(1) Ministério da Saúde (Brasil). Relatório final sobre o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2019. Available from: https://www.researchgate.net/publication/330321811_RELATORIO_FINAL_ANALISE_DO_PROCESSO_DE_IMPLEMENTACAO_DA_POLITICA_NACIONAL_DE_EDUCACAO_PERMANENTE_EM_SAUDE_PNEPS

(2) Oliveira IV, Santos JMM, Almeida FCS, Oliveira RN. Permanent Health Education and National Program for Improving Access and Quality of Primary Care: a cross-sectional and descriptive study. Saúde Debate. 2020;44(124):47-57. https://doi.org/10.1590/0103-1104202012403

(3) Ministério da Saúde (Brasil). Universidade Aberta do SUS [Internet]. Brasília: UNA-SUS; 2017. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/una-sus-atinge-o-marco-de-1-milhão-de-matrículas-1

(4) Feuerwerker LCM. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Porto Alegre: Editora Rede Unida; 2014. p. 174.

(5) Bomfim ES, Oliveira BG, Rosa RS, Almeida MVG, Silva SS, Araújo IB. Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?. R. pesq. cuid. fundam. online. 2017;9(2):526-35. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535

(6) Feuerwerker LCM. Faz SUS, desmancha SUS no município de São Paulo. In: Merhy EE, Baduy RS, Seixas CT, Almeida DES, Slomp Júnior H. Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes. Rio de Janeiro: Hexis; 2016. Available from: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Livro-Politicas-e-Cuidados-em-Saude-Livro-1-%E2%80%93-Avaliacao-Compartilhada-do-Cuidado-em-Saude-Surpreendendo-o-Instituido-nas-Redes.pdf

(7) Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014.

(8) Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a. ed. São Paulo: Atlas; 1999.

(9) Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3a. ed. São Paulo: Atlas; 1999.

(10) Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/instrumento_ae_sfp.pdf

(11) Merhy EE, Feuerwerker LCM, Santos MLM, Bertussi DC, Baduy RS. Basic Healthcare Network, field of forces and micropolitics: implications for health management and care. Saúde debate. 2019;43(6):70-83. https://doi.org/10.1590/0103-11042019S606

(12) Peduzzi M, Guerra DAD, Braga CP, Lucena FS, Silva JAM. Educational activities for primary healthcare workers: permanent education and in-service health-care education concepts in the daily life of primary healthcare units in São Paulo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2009;13(30):121-34. https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000300011

(13) Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2002.

(14) Pinheiro GEW, Azambuja MS, Bonamigo AW. Facilities and difficulties experienced in Permanent Health Education, in the Family Health Strategy. Saúde Debate. 2018;42(4):187-97. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S415

(15) Lamante MPS, Chirelli MQ, Pio DAM, Tonhom SFR, Capel MCM, Corrêa MESH. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-team. Revista Pesquisa Qualitativa. 2019;7(14):230-44. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268

(16) Silva LAA, Soder RM, Petry L, Oliveira IC. Permanent education in primary health care: perception of local health managers. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(1):e58779. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.58779

(17) Ferreira L, Barbosa JSA, Esposti CDD, Cruz MM. Permanent Health Education in primary care: an integrative review of literature. Saúde Debate. 2019;43(120):223-39. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017

Published

07/28/2022

Issue

Section

Original Articles

How to Cite

1.
de Oliveira IV, Silva EA de P, Pereira PBA, Bonfim D, Zilbovicius C, de Oliveira RN. Educação permanente em saúde sob a ótica de gestores e trabalhadores da atenção primária à saúde. Intern J Educ H [Internet]. 2022 Jul. 28 [cited 2024 Nov. 21];6:e4412. Available from: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4412

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>