A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v1i1.1319Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Atenção Básica de Saúde, Ensino, EnfermagemResumo
Introdução: O conhecimento da interseção de distintos aspectos que entremeiam o projeto pedagógico no ensino superior auxilia na concretização de sua implementação. Objetivo: avaliar as tendências de mudanças no eixo Mundo do Trabalho na formação do enfermeiro, em instituições de ensino superior de Curitiba e Região Metropolitana. Materiais e Métodos: Pesquisa convergente com abordagem mista, com 63 participantes de 9 escolas de enfermagem de Curitiba e Região Metropolitana. A coleta de dados ocorreu pela aplicação do 'Instrumento de visão estratégica para desenvolvimento institucional dos cursos de graduação da área da saúde' por Grupo Focal. Resultados: No eixo Mundo do Trabalho, 88,9% das escolas atingiram a tipologia Avançada e 11,1% Inovadora com tendência Avançada. Emergiram 9 Unidades de Contexto. Conclusão: As escolas estudadas levam em conta a amplitude do mercado de trabalho para o enfermeiro. A Atenção Básica em Saúde entendida pelos participantes, como uma das dimensões mais sólidas de atuação, embora condicionada a questões políticas e sociais. Os programas curriculares promovem a discussão das possibilidades de inserção no mundo do trabalho na saúde, incluindo a prática liberal ou assalariada. Há liberdade de escolha, de acordo com as especificidades profissionais, afinidades pessoais, empreendedorismo, oportunidades de mercado. O conhecimento da perspectiva do mundo do trabalho favorece mudanças nas proposições curriculares para a formação do enfermeiro.