Fundamentos humanísticos na formação de estudantes de medicina: estudo de caso

Autores

  • Luiz Alberto Queiroz Escola Bahiana de Medicina e Saude Publica
  • Nara Lima Alexandre Médica Clínica Médica e Medicina do Trabalho, era vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1815

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Educação Médica, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: A medicina vem conquistando alto poder tecnológico, imprescindível para muitos diagnósticos e tratamentos atuais. Por outro lado, observa-se o distanciamento do médico do que deve ser seu instrumento de trabalho: a pessoa. A Escola Bahiana de Medicina vem implementando ações que visam integrar o estudante aos elementos subjetivos da prática médica, através de matérias como a Psicodinâmica da Clínica Médica. Objetivos: Retratar a realidade do ensino da disciplina  Psicodinâmica  na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; avaliar o desempenho da matéria Psicodinâmica, ministrada no 7° semestre do curso de medicina, bem como a necessidade do ensino de fundamentos humanísticos perante a comunidade discente dessa escola. Métodos: Estudo de caso realizado através de análise documental, entrevista com professor da matéria e aplicação de questionário. Após aprovação do Comitê de ética, aplicaram-se questionários contendo sexo, idade, ano do curso, perguntas referentes aos assuntos desenvolvidos na matéria tais quais relação médico-paciente, morte e morrer, vocação médica e humanização etc. Resultados: O objetivo da psicodinâmica é propiciar uma visão integral do paciente. Quanto aos questionários, foram respondidos por 124 alunos distribuídos entre as 4ª, 5ª e 6ª séries. 88,7% concordam que a matéria forneceu bases para estabelecer uma relação médico-paciente eficaz. 91,2% concordam que a matéria chamou atenção para o aspecto terapêutico que pode ter a relação médico-paciente. 99,2% concordam que para atender com humanidade é preciso primeiro, humanizar-se. 71% dos alunos concordam que a matéria ajudou a diminuir a angústia e a culpa por não poder curar todos seus pacientes. 86,3% dos alunos concordam com a necessidade do ensino de fundamentos humanísticos durante todo o curso. Conclusões: A Psicodinâmica da Clínica médica vem atingindo os objetivos propostos. Há necessidade do ensino de fundamentos humanísticos durante todo curso de medicina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto Queiroz, Escola Bahiana de Medicina e Saude Publica

    Professor Mestre Coordenador Clínica médica Ambulatorial

    professor Psicodinâmica da Clínica Médica ( Humanização Estudantes Medicina)

    ATUA ÁREA DE cLÍNICA mÉDICA, PSICOTERAPIA E PSICOSSOMÁTICA

  • Nara Lima Alexandre, Médica Clínica Médica e Medicina do Trabalho, era vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Médica Clínica Médica e Medicina do Trabalho, era vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Downloads

Publicado

25.10.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Queiroz LA, Alexandre NL. Fundamentos humanísticos na formação de estudantes de medicina: estudo de caso. Intern J Educ H [Internet]. 25º de outubro de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];2(1):19-2. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/1815

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>