Biologia celular e histologia em medicina: percepção sobre o ensino e desempenho de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2099Palavras-chave:
Avaliação médica. Educação médica. Biologia celular. Histologia.Resumo
As disciplinas de Biologia Celular e Histologia, que fundamentam a área microscópica da Morfologia e fazem parte da grade curricular do início do curso de Medicina, são pilares da educação médica e para o raciocínio clínico dos futuros profissionais. Este estudo teve por objetivo traçar um perfil do ensino das disciplinas de Biologia Celular e Histologia em cursos de graduação em Medicina, que tiveram participantes no processo seletivo para preenchimento de vagas por transferência para o curso de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), em 2017. Este foi um estudo transversal quantitativo e qualitativo e participaram 132 acadêmicos. Os resultados evidenciaram que, na maioria das Instituições de Ensino Superior (IES), estas disciplinas são ministradas de forma teórico-prática. Na comparação do desempenho teórico dos alunos da metodologia de ensino-aprendizagem tradicional versus ativa, observou-se maior número de acertos de Histologia e nota final para os do método tradicional. A deficiência no ensino apontada pelos alunos foi falta de aulas práticas com a observação de lâminas em microscópio de luz. Além disso, os quesitos prática pedagógica dos docentes e produção de aulas dinâmicas se mostraram fundamentais para maior interesse dos discentes, bem como para melhor índice de satisfação no aprendizado destas áreas. Ademais, integração dessas disciplinas com a prática clínica da Medicina se mostrou relevante para os acadêmicos, que se sentem mais instigados ao conhecimento. No presente estudo, detectou-se um melhor aproveitamento em relação à Histologia pelos alunos dos cursos de metodologia tradicional, comparados aos da metodologia ativa e, desta forma, a análise realizada pode colaborar para o enriquecimento e reafirmação dos frutos da comparação de metodologias de ensino-aprendizagem.