Benefícios do flipped classroom no período pré-clínico: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2100Palavras-chave:
Metodologia ativa. Ensino médico. Educação médica. Flipped Classroom.Resumo
INTRODUÇÃO: Flipped Classroom (FC) é uma metodologia ativa de ensino na qual os níveis inferiores da taxonomia de Bloom são realizados em casa (estudando materiais disponibilizados por professores) e a sala de aula fica reservada para trabalhar os níveis superiores da taxonomia, através de discussões. OBJETIVO: Identificar os benefícios do método FC em comparação ao ensino tradicional nos anos pré-clínicos da graduação médica. MÉTODOS: Revisão sistemática através de pesquisa nos bancos de dados eletrônicos no período definido entre 31/12/1999 e 25/06/2017. RESULTADOS: Foram encontrados 262 artigos, dos quais 04 atenderam integralmente aos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. O desempenho acadêmico mensurado através de provas aplicadas foi superior no método FC em dois estudos. Um estudo demonstrou que os alunos obtiveram melhor desempenho nas questões do tipo análise, segundo a taxonomia de Bloom. No método FC os alunos tiveram contato com mais fontes de estudo. Além disso, os estudos que trouxeram avaliação qualitativa dos discentes a respeito da metodologia obtiveram opiniões favoráveis à sua aplicação. CONCLUSÃO: O método FC foi vantajoso quanto à motivação dos alunos. Os resultados encontrados sugerem que este método promova retenção maior do conteúdo. Tal metodologia se mostrou superior ao ensino tradicional nas questões do tipo análise, segundo a taxonomia de Bloom, indicando a possibilidade de que este método seja melhor para abordar níveis de complexidade maiores no processo de ensino-aprendizagem. Os dados relacionados ao desempenho acadêmico dos alunos em cada método ainda são inconclusivos.