“SER PROFESSOR”: quem sou eu e porquê?
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2288Palavras-chave:
Identidade docente. Desenvolvimento docente. Profissionalismo. Identidade profissional.Resumo
INTRODUÇÃO: Ser profissional da saúde e simultaneamente docente, abrange diferentes campos de conhecimento e distintas identidades profissionais, atuando na formação do futuro profissional de saúde. Compatibilizar esses campos constitui assim uma questão essencial. OBJETIVOS: Entender o processo de formação da identidade docente, seu profissionalismo e cotejar nossos dados analiticamente com a literatura. METODOLOGIA: A partir de uma oficina com duração de 04 horas de discussão, destinada a professores do curso de medicina, perguntou-se sobre suas motivações para a docência, sobre suas dificuldades e estratégias desenvolvidas para sua superação. Além de médicos, outros profissionais não médicos foram envolvidos. RESULTADOS: 21 professores participaram. As motivações identificadas foram: 1. Identificação; 2. Renovação. As dificuldades relatadas foram: 1. Dificuldade de equilibrar vida profissional e pessoal; 2. Diferenças geracionais; 3. Remuneração. Estratégias identificadas: 1. Melhor uso do tempo; 2. Renovação pessoal; 3. Senso de humor; 4. Aprendizado sobre novas tecnologias; 5. Compartilhamento de problemas na busca de soluções. DISCUSSÃO: Este trabalho propiciou a criação de um espaço de discussão sobre significado profissional, identificando suas motivações e dificuldades encontradas. Desenvolveu-se assim a busca de um novo olhar para atuação do docente da área de saúde. CONCLUSÕES: A experiência mostrou que a promoção de oportunidades de reflexão do papel docente, de sua identidade, construída na prática, e a importância do envolvimento institucional, é fundamental na promoção destas atitudes.