“SER PROFESSOR”: quem sou eu e porquê?

Autores

  • Iêda Aleluia Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Lígia Vilas Boas Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Sandra Brasil Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Sérgio Zaidhaft Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2288

Palavras-chave:

Identidade docente. Desenvolvimento docente. Profissionalismo. Identidade profissional.

Resumo

INTRODUÇÃO: Ser profissional da saúde e simultaneamente docente, abrange diferentes campos de conhecimento e distintas identidades profissionais, atuando na formação do futuro profissional de saúde. Compatibilizar esses campos constitui assim uma questão essencial. OBJETIVOS: Entender o processo de formação da identidade docente, seu profissionalismo e cotejar nossos dados analiticamente com a literatura. METODOLOGIA: A partir de uma oficina com duração de 04 horas de discussão, destinada a professores do curso de medicina, perguntou-se sobre suas motivações para a docência, sobre suas dificuldades e estratégias desenvolvidas para sua superação. Além de médicos, outros profissionais não médicos foram envolvidos. RESULTADOS: 21 professores participaram. As motivações identificadas foram: 1. Identificação; 2. Renovação. As dificuldades relatadas foram: 1. Dificuldade de equilibrar vida profissional e pessoal; 2. Diferenças geracionais; 3. Remuneração. Estratégias identificadas: 1. Melhor uso do tempo; 2. Renovação pessoal; 3. Senso de humor; 4. Aprendizado sobre novas tecnologias; 5. Compartilhamento de problemas na busca de soluções. DISCUSSÃO: Este trabalho propiciou a criação de um espaço de discussão sobre significado profissional, identificando suas motivações e dificuldades encontradas. Desenvolveu-se assim a busca de um novo olhar para atuação do docente da área de saúde. CONCLUSÕES: A experiência mostrou que a promoção de oportunidades de reflexão do papel docente, de sua identidade, construída na prática, e a importância do envolvimento institucional, é fundamental na promoção destas atitudes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iêda Aleluia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Professora adjunta do curso de medicina, membro do PROIDD
  • Lígia Vilas Boas, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Pedagoga, membro do PROIDD
  • Sandra Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Professora assistente do curso de medicina e odontologia, coordenadora do PROIDD
  • Sérgio Zaidhaft, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor assistente do curso de medicina, coordenador de ensino.

Downloads

Publicado

15.05.2019

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Aleluia I, Vilas Boas L, Brasil S, Zaidhaft S. “SER PROFESSOR”: quem sou eu e porquê?. Intern J Educ H [Internet]. 15º de maio de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];3(1):53-60. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2288

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2