Preditores de idealização suicida entre estudantes de medicina: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2413Palavras-chave:
Idealização suicida. Suicídio. Estudantes de medicina. Saúde mental. Fatores de risco.Resumo
INTRODUÇÃO: A idealização suicida é um dos primeiros sintomas indicativos do risco de tentativa de suicídio e suicídio. Segundo a OMS, cerca de 800 mil casos de suicídio foram relatados em 2014 no mundo, o que equivale a um índice de 1 suicídio a cada 40 segundos. Os estudantes de medicina se configuram como uma população de risco para o desenvolvimento de idealização suicida. Diversos fatores que circundam a vida destes estudantes podem influenciar no aumento de risco de idealização suicida, desde fatores intrínsecos a fatores acadêmicos, sociais e de saúde mental. OBJETIVO: Identificar os preditores de idealização suicida entre estudantes de medicina durante sua formação acadêmica. MÉTODOS: trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados eletrônicas Pubmed e BVS. Foram incluídos os artigos publicados do ano de 2008 até 2018 em português, inglês e espanhol cujo tema principal se referia a idealização suicida entre estudantes de medicina. RESULTADOS: Foram encontrados 263 artigos, dos quais 12 artigos passaram pelos critérios de inclusão e exclusão e, destes, após aplicação do STROBE, 6 foram selecionados para realização desta revisão sistemática. A prevalência de idealização suicida variou de 3,7% a 35,6% no mundo, sendo diversos fatores implicados no aumento deste fenômeno. CONCLUSÃO: A idealização suicida é um fenômeno frequente, complexo e multifatorial que envolve várias esferas da vida do estudante de medicina, aumentando seu risco a desenvolver idealização suicida.Downloads
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Publicado
23.10.2019
Edição
Seção
Revisões de Literatura
Como Citar
1.
Meireles Campos V, Aleluia I. Preditores de idealização suicida entre estudantes de medicina: uma revisão sistemática. Intern J Educ H [Internet]. 23º de outubro de 2019 [citado 3º de novembro de 2024];3(1):78-91. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2413