Preditores de idealização suicida entre estudantes de medicina: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2413Palavras-chave:
Idealização suicida. Suicídio. Estudantes de medicina. Saúde mental. Fatores de risco.Resumo
INTRODUÇÃO: A idealização suicida é um dos primeiros sintomas indicativos do risco de tentativa de suicídio e suicídio. Segundo a OMS, cerca de 800 mil casos de suicídio foram relatados em 2014 no mundo, o que equivale a um índice de 1 suicídio a cada 40 segundos. Os estudantes de medicina se configuram como uma população de risco para o desenvolvimento de idealização suicida. Diversos fatores que circundam a vida destes estudantes podem influenciar no aumento de risco de idealização suicida, desde fatores intrínsecos a fatores acadêmicos, sociais e de saúde mental. OBJETIVO: Identificar os preditores de idealização suicida entre estudantes de medicina durante sua formação acadêmica. MÉTODOS: trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados eletrônicas Pubmed e BVS. Foram incluídos os artigos publicados do ano de 2008 até 2018 em português, inglês e espanhol cujo tema principal se referia a idealização suicida entre estudantes de medicina. RESULTADOS: Foram encontrados 263 artigos, dos quais 12 artigos passaram pelos critérios de inclusão e exclusão e, destes, após aplicação do STROBE, 6 foram selecionados para realização desta revisão sistemática. A prevalência de idealização suicida variou de 3,7% a 35,6% no mundo, sendo diversos fatores implicados no aumento deste fenômeno. CONCLUSÃO: A idealização suicida é um fenômeno frequente, complexo e multifatorial que envolve várias esferas da vida do estudante de medicina, aumentando seu risco a desenvolver idealização suicida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
23.10.2019
Edição
Seção
Revisões de Literatura
Como Citar
1.
Meireles Campos V, Aleluia I. Preditores de idealização suicida entre estudantes de medicina: uma revisão sistemática. Intern J Educ H [Internet]. 23º de outubro de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];3(1):78-91. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2413