Atitudes de liderança entre professores
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2432Palavras-chave:
Liderança. Educação. Ensino.Resumo
INTRODUÇÃO: Liderança é um conceito primariamente desenvolvido na área de administração, porém tem sido incorporado de forma mais profunda na educação. Ações de liderança são cada vez mais requisitadas em espaços educacionais a fim de conduzi-los aos objetivos institucionais. Entretanto, existem fatores que afastam os educadores da apropriação desses conceitos teóricos tais como demandas variadas, falta de tempo e incentivos financeiro e profissional. Desta forma, pode ocorrer um distanciamento da eficácia em suas atitudes e um prejuízo no desenvolvimento da instituição de ensino. OBJETIVO: O presente trabalho se propôs a investigar quais atitudes atribuídas a líderes são mais vivenciadas por professores. MÉTODOS: Estudo transversal, com 20 professores de ensino médio e superior de instituições públicas e privadas. Foi aplicado um questionário estruturado “Inventário de habilidades e atitudes de liderança”, através do aplicativo Google Forms, contendo 27 asserções relatando atitudes positivas de liderança e utilizando a escala de Likert de 1 a 5 para cada resposta. RESULTADOS: Entre as atitudes com que os professores entrevistados mais concordavam e realizavam estavam “demonstra entusiasmo e gosto pelo seu trabalho” e “valoriza o trabalho da equipe e suas ideias de melhoria”. Dentre as menos realizadas, estavam “sente-se à vontade diante de imprevistos e situações difíceis” e “assume responsabilidade pelo trabalho de todos os participantes do seu espaço educacional”. CONCLUSÃO: Educadores têm pontos a serem aprimorados em relação a suas atitudes de liderança e o incentivo à formação desses profissionais se torna importante ao contribuir para a melhoria da educação nacional.