Percepções de docentes e atores de um caminho recém-traçado na simulação clínica

Autores

  • Ana Cláudia Carneiro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Iêda Aleluia Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Marília Fagundes Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maristela Sestelo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Regina Brasil Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Tânia Soares Cia Teatro Griô

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.2871

Palavras-chave:

Simulação. Educação médica. Competências atitudinais. Ensino-aprendizagem.

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação médica vem sofrendo uma série de alterações, inclusões e novas perspectivas no processo de ensino-aprendizagem, sendo a simulação realística uma delas. Engloba não somente as habilidades técnicas, mas também as atitudinais. A ideia básica da simulação é integrar conhecimentos teóricos, habilidades e atitudes.  OBJETIVOS: relatar a experiência de construção do núcleo de simulação em nossa faculdade, agregando desenvolvimento docente e a mudança de cultura. METODOLOGIA: através da cartografia, relatar a vivência de 04 professoras e duas atrizes, pelas narrativas de suas memórias e reflexões sobre o caminho percorrido e o saber construído. RESULTADOS E DISCUSSÃO: na experiência de cada uma sobre o primeiro cenário de simulação, em 2018.2, percebeu-se que o objetivo proposto foi cumprido (participação e estudo dos estudantes), mas também a profundidade da reflexão e da experiência de cada um. Houve o equilíbrio entre a técnica e a sensibilidade. O envolvimento das atrizes, na construção e concretização do projeto foi essencial nesse equilíbrio. CONCLUSÕES: a simulação fortaleceu as competências atitudinais, promoveu o desenvolvimento docente e mostrou a importância da união da arte e da técnica na formação do profissional de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

28.04.2021

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Carneiro AC, Aleluia I, Fagundes M, Sestelo M, Brasil R, Soares T. Percepções de docentes e atores de um caminho recém-traçado na simulação clínica. Intern J Educ H [Internet]. 28º de abril de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];5(1):111-8. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2871

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)