Percepções de docentes e atores de um caminho recém-traçado na simulação clínica
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.2871Palavras-chave:
Simulação. Educação médica. Competências atitudinais. Ensino-aprendizagem.Resumo
INTRODUÇÃO: A educação médica vem sofrendo uma série de alterações, inclusões e novas perspectivas no processo de ensino-aprendizagem, sendo a simulação realística uma delas. Engloba não somente as habilidades técnicas, mas também as atitudinais. A ideia básica da simulação é integrar conhecimentos teóricos, habilidades e atitudes. OBJETIVOS: relatar a experiência de construção do núcleo de simulação em nossa faculdade, agregando desenvolvimento docente e a mudança de cultura. METODOLOGIA: através da cartografia, relatar a vivência de 04 professoras e duas atrizes, pelas narrativas de suas memórias e reflexões sobre o caminho percorrido e o saber construído. RESULTADOS E DISCUSSÃO: na experiência de cada uma sobre o primeiro cenário de simulação, em 2018.2, percebeu-se que o objetivo proposto foi cumprido (participação e estudo dos estudantes), mas também a profundidade da reflexão e da experiência de cada um. Houve o equilíbrio entre a técnica e a sensibilidade. O envolvimento das atrizes, na construção e concretização do projeto foi essencial nesse equilíbrio. CONCLUSÕES: a simulação fortaleceu as competências atitudinais, promoveu o desenvolvimento docente e mostrou a importância da união da arte e da técnica na formação do profissional de saúde.
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Copyright (c) 2020 Iêda Aleluia, Ana Cláudia Carneiro, Marília Fagundes, Maristela Sestelo, Regina Brasil, Tânia Soares
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