Desenvolvimento de habilidades em ambientes controlados e simulação para segurança dos usuários SUS na graduação

Autores

  • João Carlos da Silva Bizario Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Gabriela Furst Vaccarezza Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Carolina Felipe Soares Brandão Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Cidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2885

Palavras-chave:

Simulação. Currículo. Estudantes de medicina. Segurança do paciente. Atenção primária a saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: A inserção do estudante de medicina desde o início do curso em atividades aplicadas à realidade profissional, propicia um campo potencial e necessário para o desenvolvimento de desempenhos e competências norteados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014. A familiarização do estudante com a prática profissional em ambientes controlados também contribui para a compreensão da realidade, garantindo o desenvolvimento de habilidadesque contribuem e mantém a segurança dos pacientes. OBJETIVO: Descrever a inserção curricular realizada do eixo das habilidades profissionais e simulação clínica como cenário de aprendizagem controlado concomitantemente às atividades desenvolvidas nos diferentes níveis de atenção à saúde, como ambientes não controlados. METODOLOGIA: Relato de experiência das atividades acadêmicas do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul desde sua concepção. RESULTADOS: As habilidades e simulação clínica ao longo dos semestres possuem diversas atividades com pacientes padronizados (atores), manequins específicos (Task Trainer), simulação híbrida, práticas deliberadas em ciclo rápido e simulação padrão com a finalidade de propiciar o desenvolvimento de competências médicas desde o primeiro semestre do curso. CONCLUSÃO: A inserção dos estudantes de medicina na rede de atenção à saúde desde o ingresso no curso associado a simulação clínica, têm exercido um papel importante e complementar no currículo, mantendo o objetivo central em promover melhores práticas com foco na segurança do paciente.

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Biografia do Autor

  • João Carlos da Silva Bizario, Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

    Gestor do Curso de Medicina da USCS. Doutor e Mestre pela USP.

  • Gabriela Furst Vaccarezza, Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
    Docente do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul no Departamento de Interação em saúde na comunidade. Mestre em Saúde Coletiva – USP. Doutoranda em saúde coletiva – Santa Casa de SP.
  • Carolina Felipe Soares Brandão, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Cidade de São Paulo.
    Carolina Felipe Soares Brandão, BSc, MSc, PhD. Doutora e Mestre em Ciências - UNIFESP. Pós graduada em administração de serviços em saúde - USP. Coordenadora do Hospital Simulado do Curso de Medicina - UNICID. Docente do Curso de Medicina - USCS. Consultoria e Treinamento em Saúde - SimHealth

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Bizario JC da S, Vaccarezza GF, Brandão CFS. Desenvolvimento de habilidades em ambientes controlados e simulação para segurança dos usuários SUS na graduação. Intern J Educ H [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 20º de maio de 2024];4(1):45-51. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2885

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