Educação continuada: experiência na rede SUS da região central de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2954Palavras-chave:
Treinamento por simulação. Educação em saúde. Saúde pública. Aprendizagem ativa.Resumo
INTRODUÇÃO: A efetiva implantação do cuidado integral à população dos serviços de saúde faz-se necessário pensar na qualificação dos profissionais e processos de trabalho por meio de atividades dialógicas com base na troca de conhecimentos e práticas de forma engajada e no reconhecimento das singularidades vividas no cotidiano do serviço, possibilitando, assim, aquisição de novas habilidades, processos que desafiam a consolidação do SUS. OBJETIVO: Descrever o processo de formação desenvolvido por meio da Educação Continuada em atendimentos de urgências e emergências, na qualificação dos profissionais médicos e enfermeiros na Coordenadoria Regional de Saúde Centro do Município de São Paulo. METODOLOGIA: Estudo descritivo reflexivo do tipo relato de experiência a partir das condutas de capacitações em saúde conduzidas através da educação continuada baseadas em metodologias ativas de aprendizagem. RESULTADOS: A partir do diagnóstico situacional foi identificado a necessidade de realizar atividades voltadas ao atendimento de situações mais focadas em urgência e emergências clínicas. Dessa forma, foram propostos treinamentos para os médicos e enfermeiros destes serviços conforme temáticas discutidas com a equipe e coordenação das unidades. CONCLUSÃO: A formulação e utilização dos mecanismos de gestão e avaliação baseados no planejamento estratégico e análise de indicadores de monitoramento e desempenho, propiciaram a criação de treinamentos baseados em metodologias ativas de aprendizagem com temáticas específicas direcionadas a estes grupos de profissionais.