Educação continuada: experiência na rede SUS da região central de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2954

Palavras-chave:

Treinamento por simulação. Educação em saúde. Saúde pública. Aprendizagem ativa.

Resumo

INTRODUÇÃO: A efetiva implantação do cuidado integral à população dos serviços de saúde  faz-se necessário pensar na qualificação dos profissionais e processos de trabalho por meio de atividades dialógicas com base na  troca de conhecimentos e práticas de forma engajada e no reconhecimento das singularidades vividas no cotidiano do serviço, possibilitando, assim, aquisição de  novas habilidades, processos que desafiam a consolidação do SUS. OBJETIVO: Descrever o processo de formação desenvolvido por meio da Educação Continuada em atendimentos de urgências e emergências, na qualificação dos profissionais médicos e enfermeiros na Coordenadoria Regional de Saúde Centro do Município de São Paulo. METODOLOGIA: Estudo descritivo reflexivo do tipo relato de experiência a partir das condutas de capacitações em saúde conduzidas através da educação continuada baseadas em metodologias ativas de aprendizagem. RESULTADOS: A partir do diagnóstico situacional foi identificado a necessidade de realizar atividades voltadas ao atendimento de situações mais focadas em urgência e emergências clínicas. Dessa forma, foram propostos treinamentos para os médicos e enfermeiros destes serviços conforme temáticas discutidas com a equipe e coordenação das unidades. CONCLUSÃO: A formulação e utilização dos mecanismos de gestão e avaliação baseados no planejamento estratégico e análise de indicadores de monitoramento e desempenho, propiciaram a criação de treinamentos baseados em metodologias ativas de aprendizagem com temáticas específicas direcionadas a estes grupos de profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Ferreira De Barba, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), São Paulo/SP, Brasil

    Maria Luiza Ferreira De Barba, RN, MSc.

    Gerente de Educação Permanente, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), São Paulo/SP.

    Docente do Curso de Medicina Estácio de Sá, RJ

  • Gabriela Furst Vaccarezza, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), São Paulo/SP, Brasil.

    Gabriela Furst Vaccarezza, DDS, MSc.
    Gerente da Rede Assistencial, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), São Paulo/SP, Brasil.
    Docente do Curso de Medicina da USCS

  • Carolina Felipe Soares Brandão, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Cidade de São Paulo.
    Carolina Felipe Soares Brandão, BSc, MSc, PhD. Doutora e Mestre em Ciências - UNIFESP. Pós graduada em administração de serviços em saúde - USP. Coordenadora do Hospital Simulado do Curso de Medicina - UNICID. Docente do Curso de Medicina - USCS. Consultoria e Treinamento em Saúde - SimHealth
  • Nivaldo Carneiro Junior, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

    Nivaldo Carneiro Junior, MD, Msc, PhD.

    Professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), São Paulo/SP.

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
De Barba MLF, Vaccarezza GF, Brandão CFS, Junior NC. Educação continuada: experiência na rede SUS da região central de São Paulo. Intern J Educ H [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 24º de novembro de 2024];4(1):52-8. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2954

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)