Avaliação da escalade design da simulação em acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3150Palavras-chave:
Simulação. Simulação realística. Ensino médico. Aprendizado.Resumo
INTRODUÇÃO: A simulação realística tem sido um método de aprendizagem amplamente utilizado no Brasil, sobretudo no ensino médico. Para reproduzir os cenários de atuação médica de forma mais fidedigna, o Design da simulação precisa ser bem planejado para levar o aluno ao maior nível de aproveitamento possível. OBJETIVOS: Descrever a avaliação da qualidade das características do desenho do cenário da simulação pelos dos alunos dos cursos de medicina. MÉTODOS: Estudo observacional, descritivo, de corte transversal realizado com estudantes do curso de medicina, no período de fevereiro de 2019. A amostra final foi de 90 estudantes. A Escala de Design da Simulação foi utilizada para a avaliação da estrutura do cenário da simulação. A partir da escala, as avaliações do Design da simulação pelos alunos foram tabuladas e comparadas através das médias e desvio padrão. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Todos os itens analisados da Escala de Design da Simulação, obtiveram resultados positivos na avaliação, assim como a importância da elaboração adequada do Design. Aquele que obteve concordância predominante foi o domínio “Realismo” com média de 4,94 e desvio padrão de 0,20 e importância predominante foi o domínio “Feedback/reflexão”, com média de 4,95 e desvio padrão de 0,16. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo indicam percepções predominantemente positivas dos alunos do curso de medicina acerca do design construído para a simulação aplicada e da sua importância para o processo e aprendizagem. Além disso, pode-se de apontar os aspectos que precisam de melhor desenvolvimento e aprimoramento da simulação, assim como ressaltar os pontos positivos de destaque.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marina Pereira Quadros, Maristela Rodrigues Sestelo, Iêda Maria Barbosa Aleluia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.