Engagement e Burnout na docência no ensino superior na área da saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3395

Palavras-chave:

Engagement. Burnout. Ensino superior. Docência. Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: A docência no ensino superior na área da saúde se enquadra como uma categoria profissional intensamente exposta a estressores psicossociais. Por conseguinte, os fatores atrelados ao engagement e à Síndrome de Burnout (SB) são constructos que permeiam o exercício docente. OBJETIVO: evidenciar pela revisão de literatura científica como se dá o engagement e Síndrome de Burnout na docência no ensino superior na área da saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: A busca pelos estudos foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Web of Science e Science Direct; uma vez aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultaram 6 artigos. RESULTADOS: Conforme o ano de publicação, 33,3% dos  artigos foram desenvolvidos em 2017, 33% em 2013 seguidos por 17% em 2012 e em 2011 respectivamente; em se tratando dos resultados dos trabalhos selecionados, quanto à SB tem-se com maior frequência as variáveis idade, sexo, estado civil e atividades de extensão do docente; para que haja a prevenção da SB é necessário propiciar um ambiente de trabalho saudável, em que deve-se observar a amplificação de políticas, procedimentos e sistemas concebidos, de modo a fazer com que os colaboradores se tornem capazes de atingir os objetivos organizacionais e, concomitantemente, alcancem satisfação em sua ocupação profissional. CONCLUSÃO: Desta forma, conclui-se que, a partir de ambientes adequados de trabalho, estímulos ao desenvolvimento docente, relações laborais saudáveis, estrutura propícia à prática docente, e favorecimento da saúde física, mental e psíquica destes profissionais, as instituições perceberão resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Filadelfo Meyer, Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba, Paraná, Brasil.


    Acadêmico de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe
    Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Tamires Elisa Gehr, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Curitiba, Paraná, Brasil.


    Acadêmica de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Letícia dos Santos Gonçalves, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Curitiba, Paraná, Brasil.

    Acadêmica de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Juliana Ollé Mendes, Faculdades Pequeno Príncipe
    Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba- PR
  • Débora Maria Vargas Makuch, Faculdades Pequeno Príncipe
    Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba- PR
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

    Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde e diretora acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe, Brasil.

Downloads

Publicado

09.06.2021

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

1.
Meyer LF, Gehr TE, Gonçalves L dos S, Mendes JO, Makuch DMV, Zagonel IPS. Engagement e Burnout na docência no ensino superior na área da saúde: revisão integrativa. Intern J Educ H [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];5(1):142-50. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3395