Impacto Pedagógico das Capacitações Internas Aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3564Palavras-chave:
Ensino. Educação Médica. Estudantes de Medicina.Resumo
INTRODUÇÃO: Ligas Acadêmicas (LA) de Medicina são atividades extracurriculares, as quais reconhecem o protagonismo do aluno na produção do conhecimento, como as capacitações internas desenvolvidas por estudantes. OBJETIVO: Avaliar a eficácia das capacitações internas em técnica operatória aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica (LAMIC-LT) aos seus ligantes. METHODS: Avaliamos os resultados das capacitações internas da LAMIC-LT aplicadas aos alunos-ligantes, comparando-os com estudantes não-expostos. Utilizou-se um questionário como instrumento de avaliação contendo 20 questões objetivas, cujo todos os participantes tiveram até 30 minutos para responde-lo. A pontuação de 60% de respostas certas foi adotada como um limite mínimo para considerar o conhecimento sedimentado. Para análises estatísticas, foram aplicados o teste Mann-Whitney U e teste exato de Fisher duplo caudado, considerando p<0,01 significante. RESULTADOS: 69 estudantes compuseram a amostra, dos quais 24 foram estudantes LAMIC, expostos aos treinamentos internos e 45 estudantes regulares não-expostos. Entre os expostos, 91,7% apresentaram resultados supra-limiares, enquanto apenas 2,2% dos estudantes não-expostos atingiram essa marca (p<0,01; odds ratio, OR=354,8). Houve correlação entre os resultados dos estudantes-LAMIC e bom desempenho em: fundamentos em cirurgia (p<0,01, OR=5,0), avaliação de risco cirúrgico (p<0,01, OR=3,4), posicionamento do paciente (p<0,01, OR=183,5) e da equipe cirúrgica (p<0,01, OR=9,6), centro cirúrgico (p<0,01, OR=84,0) e instrumentação (p<0,01, OR=125,3). CONCLUSÃO: A participação nas capacitações internas promovidas pela liga acadêmica possibilitou melhores resultados em conhecimento cirúrgico, corroborando com o conceito de que lideranças estudantis na experiência de ensino podem contribuir para uma melhor aprendizagem e formação médica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Henrique Fonseca do Nascimento, Selton Cavalcante Tomaz, Alan Rodrigues de Azevedo, André Gusmão Cunha, André Bouzas de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.