Desafios e adaptações de uma Liga Acadêmica de Clínica Médica à pandemia de Covid-19: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3743Palavras-chave:
Educação médica, Estudantes de medicina, Educação a distância, Infecções por coronavírus, PandemiasResumo
INTRODUÇÃO: A pandemia de coronavírus trouxe impactos socioculturais, econômicos, políticos e epidemiológicos em escala global, impondo mudanças nos hábitos e rotinas. Com o isolamento social imposto pelas autoridades, houve alteração na oferta dos cursos de graduação, interferindo diretamente na rotina acadêmica. OBJETIVOS: Apresentar os desafios e adaptações de uma Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) ao período de pandemia de Coronavírus no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Esse artigo baseia-se na análise de uma experiência de atividade extracurricular promovida pela LACM frente ao cenário de isolamento social imposto pela pandemia. RESULTADOS: Com a inviabilização da prática clínica, ao participar das discussões de casos propostas pela LACM, percebe-se que o estudante mantém um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Além disso, as atividades estimularam a manutenção de hábitos favoráveis para o estudante como a integração com colegas, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a manutenção de uma rotina acadêmica, diminuindo o tempo ocioso. CONCLUSÃO: Ao dispor de ferramentas tecnológicas, a LACM não só estimulou o desenvolvimento do raciocínio clínico necessário para a atuação do médico generalista, como também impactou positivamente no bem-estar dos estudantes durante a período de pandemia de Coronavírus no Brasil.
Downloads
Referências
Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med. 2020;27(2):taaa020 https://doi.org/10.1093/jtm/taaa020
Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: potential impacts and challenges in Brazil. Cienc Saude Colet. 2020;25(S1):2423-46. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020
Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020 (Brazil). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. [Internet]. Diário Oficial União. 2020 jun. 17. Available from: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Portaria-544-de-16-de-junho-de-2020.pdf
Quintanilha LF, Avena KM, Magalhães LBNC, Andrade BB. Impact of SARS-COV-2 pandemic on medical education: "compulsory" migration for elearning modality, preliminary insights from medical education managers. Inter J Health Educ. 2021;5(1):119-25. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3288
Cunha LFF, Silva AS, Silva AP. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo [Internet]. 2020;7(3):27-37. Available from: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924
Silva SA, Flores O. Academic Leagues in Student Training. Rev Bras Educ Med. 2015;39(3):410-7. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013
Tavares AP, Ferreira RA, França EB, Fonseca Junior CA, Lopes GC, Dantas NGT, et al. The "parallel curriculum" of medical students of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Rev Bras Educ Med. 2007;31(3):254-65. https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000300008
Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Academic Leagues and medical education: contributions and challenges. Interface. 2008;12(27):713-20. https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400003
Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(5):1729. https://doi.org/10.3390/ijerph17051729
Natividade MDS, Bernardes K, Pereira M, Miranda SS, Bertoldo J, Teixeira MG, et al. Social distancing and living conditions in the pandemic COVID-19 in Salvador-Bahia, Brazil. Ciênc saúde coletiva. 2020;25(9):3385-92. https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.22142020
Aleluia I, Mascarenhas AV, Brasil SL. Education in times of transition. Inter J Health Educ. 2020;4(1):6-7. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2853
Grijpma JW, Croix A, Kleinveld JH, Meeter M, Kusurkar RA. Appreciating small-group active learning: What do medical students want and why? A Q-methodology study. Med Teach. 2020;43(4):411-20. https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1854705
Ferreira DAV, Aranha RN, Souza MHFO. Academic Leagues: a student proposal for teaching, research and extension. Interagir. 2011;16:47-51. https://doi.org/10.12957/interag.2011.5334
Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG, Henklain MHO, et al. Higher education in the times of pandemic: university management guidelines. Educ Soc. 2020;41:e238957. https://doi.org/10.1590/es.238957
Jung H, An J, Park KH. Analysis of satisfaction and academic achievement of medical students in a flipped class. Korean J Med Educ. 2018;30(2):101-7. https://doi.org/10.3946/kjme.2018.85
Chandrasinghe PC, Siriwardana RC, Kumarage SK, Munasinghe BNL, Weerasuriya A, Tillakaratne S, et al. A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the COVID-19 pandemic. BMC Med Educ. 2020;20(1):324. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02236-9
Santana ACDA. Academic student leagues. The merit and reality. Medicina. 2012;45(1):96-8. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p96-98
Cardoso ACC, Barbosa LAO, Quintanilha LF, Avena KM. Prevalence of common mental disorders among medical students during the Covid-19 pandemic. Rev bras educ med. 2022;46(1):e006. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242
Botelho NM, Ferreira IG, Souza LEA. Medicine academic leagues: review article. Rev para med [Internet]. 2013;27(4):85-8. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-712067
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Clara Sales do Nascimento, Mayara Cordeiro Passos, Nathália Moreira de Almeida França, Katia de Miranda Avena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.