Mudanças na dinâmica de uma liga acadêmica em tempos de COVID-19: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3857Palavras-chave:
Educação Médica, Educação a distância, COVID-19, Ligas AcadêmicasResumo
INTRODUÇÃO: Atividades complementares, como Ligas Acadêmicas, são essenciais à formação médica. O contexto pandêmico, todavia, impôs barreiras em suas dinâmicas e, para a Liga Acadêmica de Emergências Pré-Hospitalares não foi diferente. O alcance dos mesmos objetivos em meio a um cenário de virtualização abrupta das relações humanas requereu abordagens inovadoras que otimizassem o aprendizado teórico-prático e interpessoal. RELATO: O contexto pré-pandêmico baseava-se em sessões presenciais, em que o conhecimento era construído através de aulas e cursos ministrados pelos ligantes. O aspecto prático fundamentava-se na realização de simulações e capacitações práticas, experiências tais que estimulavam a integração entre os membros. A pandemia, contudo, estabeleceu a necessidade de adaptação das metodologias utilizadas. No âmbito teórico, são gravadas videoaulas a priori, cujos conteúdos são aprofundados telepresencialmente, quando ocorre resolução de provas de residência e realização de atendimentos narrados de casos clínicos. Por fim, para evitar perdas na integração entre membros, foram instituídas medidas como divisões aleatorizadas de subgrupos para diferentes projetos, manutenção das câmeras ligadas e incremento na prática de feedback acerca do desempenho dos ligantes. DISCUSSÃO: Os obstáculos enfrentados incluem o distanciamento das relações interpessoais e prejuízos à aquisição de competências relacionadas à docência e ao aprendizado prático, fundamentais à vivência médica. A despeito dessas perdas, a educação médica também obteve benefícios, que se revelam na maior flexibilidade de horários e aprofundamento através de métodos de revisão e discussão de artigos científicos, além da prática de feedback. Assim, têm sido discutidas maneiras de integrar esses recursos mesmo após o término da pandemia.
Downloads
Referências
Ministério da Educação (Brasil), Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina [Internet]. Brasília: Ministério da Educação; 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf
ABLAM (Brasil). Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina [Internet]. Belo Horizonte: ABLAM; 2016. Disponível em: https://ablam.org.br/?page_id=153
Tavares AP, Ferreira RA, França EB, Fonseca Junior CA, Lopes GC, Dantas NGT, et al. O “Currículo Paralelo” dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Revis Brasil de Educ Méd. 2007;31(3):254-65. https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000300008
Presidência da República (Brasil). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal; 1988.
Santana ACDA. Ligas acadêmicas estudantis. O médico e a realidade. Med (Rib Pret). 2012;45(1):96–8. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p96-98
Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Ensino de enfermagem em tempos de covid-19: como se reinventar nesse contexto? Text Context - enferm. 2020;29:2–4. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002
Belloni ML. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ Soc. 2002;23(78):117–42. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200008
Marchisotti GG, Oliveira FB, Lukosevicius AP. A representação social da educação a distância sob o olhar dos brasileiros. Ens: aval pol públ educ. 2017;25(96):743–69. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500860
Lopes A. Zoom fatigue: o esgotamento provocado pelo excesso de videoconferências. Revista Veja. [Internet]. 2020 mai. 15 [citado em 2021 jan. 09] Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/zoom-fatigue-o-esgotamento-provocado-pelo-excesso-de-videoconferencias/
Zuriarrain JM. Por que as videoconferências nos esgotam psicologicamente? Especialistas concluem que a ausência de contato físico exige mais atenção [Internet]. El País. 2020 mai. 06 [citado em 2021 jan. 6]. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-06/por-que-as-videoconferencias-nos-esgotam-psicologicamente.html
Nicola JA, Paniz CM. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor [Internet]. 2017;2(1):355-81. Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167
Rose S. Medical Student Education in the Time of COVID-19. Jama. 2020;323(21):2131–2132. https://doi.org/10.1001/jama.2020.5227
Carvalho AMP, Gonçalves MER. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cad. Pesqui. 2000;111:71-94. https://doi.org/10.1590/S0100-15742000000300004
Garcia MBO, Oliveira MM, Plantier AP. Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: o Uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica. Rev bras educ med. 2019;43(1):87-96. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180154
Silva WBH, Côrtes EMP, Marta CB, Francisco MTR, Silva PO, Santos RM, et al. Reinvenção das ligas acadêmicas em período de pandemia e interrupção das aulas presenciais. Glob Acad Nurs Journ. 2020;1(3):e51. https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200051
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Malaquias Barreto Gomes, Ana Beatriz de Oliveira Andrade, Larissa Melo Targino, Fernando Muti Carvalho, Beatriz Silva Silveira, Epaminondas de Souza Mendes Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.