Mudanças na dinâmica de uma liga acadêmica em tempos de COVID-19: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3857

Palavras-chave:

Educação Médica, Educação a distância, COVID-19, Ligas Acadêmicas

Resumo

INTRODUÇÃO: Atividades complementares, como Ligas Acadêmicas, são essenciais à formação médica. O contexto pandêmico, todavia, impôs barreiras em suas dinâmicas e, para a Liga Acadêmica de Emergências Pré-Hospitalares não foi diferente. O alcance dos mesmos objetivos em meio a um cenário de virtualização abrupta das relações humanas requereu abordagens inovadoras que otimizassem o aprendizado teórico-prático e interpessoal. RELATO: O contexto pré-pandêmico baseava-se em sessões presenciais, em que o conhecimento era construído através de aulas e cursos ministrados pelos ligantes. O aspecto prático fundamentava-se na realização de simulações e capacitações práticas, experiências tais que estimulavam a integração entre os membros. A pandemia, contudo, estabeleceu a necessidade de adaptação das metodologias utilizadas. No âmbito teórico, são gravadas videoaulas a priori, cujos conteúdos são aprofundados telepresencialmente, quando ocorre resolução de provas de residência e realização de atendimentos narrados de casos clínicos. Por fim, para evitar perdas na integração entre membros, foram instituídas medidas como divisões aleatorizadas de subgrupos para diferentes projetos, manutenção das câmeras ligadas e incremento na prática de feedback acerca do desempenho dos ligantes. DISCUSSÃO: Os obstáculos enfrentados incluem o distanciamento das relações interpessoais e prejuízos à aquisição de competências relacionadas à docência e ao aprendizado prático, fundamentais à vivência médica. A despeito dessas perdas, a educação médica também obteve benefícios, que se revelam na maior flexibilidade de horários e aprofundamento através de métodos de revisão e discussão de artigos científicos, além da prática de feedback. Assim, têm sido discutidas maneiras de integrar esses recursos mesmo após o término da pandemia.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Malaquias Barreto Gomes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador). Bahia, Brasil.

    Estudante de medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

  • Ana Beatriz de Oliveira Andrade, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador). Bahia, Brasil.

    Estudante de medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

  • Larissa Melo Targino, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador). Bahia, Brasil.

    Estudante de medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

  • Fernando Muti Carvalho, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador). Bahia, Brasil.

    Estudante de medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

  • Beatriz Silva Silveira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador). Bahia, Brasil.

    Estudante de medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

  • Epaminondas de Souza Mendes Junior, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador), Bahia, Brasil.

    Médico Oftalmologista, Professor do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

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Publicado

18.07.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Gomes GMB, Andrade AB de O, Targino LM, Carvalho FM, Silveira BS, Mendes Junior E de S. Mudanças na dinâmica de uma liga acadêmica em tempos de COVID-19: um relato de experiência. Intern J Educ H [Internet]. 18º de julho de 2022 [citado 3º de julho de 2024];6:e3857. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3857

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