O Processo da Lei e da Ciência: uma experiência de aprendizagem através da encenação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4379

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Processos Grupais, Drama e Encenação, Ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: A aprendizagem baseada em problemas e a encenação permitem aos estudantes desenvolver um papel ativo em seu processo de aprendizagem e fazê-los implementar conceitos teóricos adquiridos na aula num ambiente prático. MÉTODOS: O grupo de estudantes foi dividido em dois grupos, o primeiro representando a família do paciente e o segundo representando a companhia de seguros do paciente. Cada grupo defende os seus interesses, a família defende a necessidade de terapia genética e a companhia de seguros defende as limitações que podem ocorrer com ela. OBJETIVO PRINCIPAL: Neste artigo, apresentamos uma experiencia de ensino pautada na encenação e na aprendizagem baseada em problemas desenvolvida para a aula de Biologia Molecular na Faculdade de Medicina duma universidade colombiana, na qual os estudantes são solicitados a atuar em papeis específicos num processo judicial simulado. RESULTADOS: Como muitos conceitos ensinados nas aulas são esquecidos facilmente, o Processo de Terapia Genética “a Lei e a Ciência” foi desenvolvido para fazer da aprendizagem um processo mais didático e, assim, melhorar os resultados acadêmicos. Esta experiencia permite uma integração entre a teoria e a prática baseada no conhecimento dos estudantes da terapia genética, a sua base molecular, e as suas implicações clínicas. CONCLUSÃO: O processo é uma experiencia significativa que foi implementada por mais de 10 anos com apoio institucional. Os resultados acadêmicos da experiencia têm sido excepcionais, e os estudantes são motivados para desenvolver capacidades de comunicação assertiva e trabalho em equipe.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Cabrera ML, Olivares SLO, Leal JAE, García JEV. Propuesta para la continuidad académica y formación médica a distancia ante la pandemia de COVID-19. Educación Médica Superior [Internet]. 2021;35. Available from: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2603

Çerkez Y, Alt?nay Z, Alt?nay F, Bashirova E. Drama and Role Playing in Teaching Practice: The Role of Group Works. Journal of Education and Learning. 2012;1(2):109-120. http://dx.doi.org/10.5539/jel.v1n2p109

Acharya S, Shukla S, Acharya N, Vagha J. Role play – an effective tool to teach clinical medicine. J Contemp Med Edu. 2014; 2(2):91-6. http://dx.doi.org/10.5455/jcme.20140619111139

Manzoor I, Mukhtar F, Hashmi NR. Medical students' perspective about role-plays as a teaching strategy in community medicine. J Coll Physicians Surg Pak. 2012;22(4):222-5. Cited: PMID: 22482377

Martinez IDL, Carmona BSA. Simuladores virtuales como herramienta fundamental en la educación médica clínica en tiempos de COVID-19. Educación Médica Superior [Internet]. 2021;35:e2819. Available from: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/3059

Paw?owicz E, Kulesza M, Szyma?ska A, Masajtis-Zagajewska A, Bartczak M, Nowicki M. ‘I hear and I forget. I see and I remember. I do and I understand.’– incorporating high-fidelity medical simulation into the undergraduate nephrology course. Ren Fail. 2020;42(1):1184-1191. https://doi.org/10.1080%2F0886022X.2020.1847722

Pourghaznein T, Sabeghi H, Shariatinejad K. Effects of e-learning, lectures, and role playing on nursing students' knowledge acquisition, retention and satisfaction. Med J Islam Repub Iran. 2015;29(162). Cited: PMID: 26000257

Gaete-Quezada RA. El juego de roles como estrategia de evaluación de aprendizajes universitarios. Educ Educ. 2011;14(2):289-307. https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.3

Sepulveda P, Cabezas M, García J, Fonseca-Salamanca F. Problem-based learning: Perception of the teaching-learning process of preclinical sciences by students of Kinesiology. Educación Médica. 2021;22(2):60-66. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2019.01.004

Fan C, Jiang B, Shi X, Wang E, Li Q. Update on research and application of problem-based learning in medical science education. Biochem Mol Biol Educ. 2018;46(2):186-94. https://doi.org/10.1002/bmb.21105

López MAC. El aprendizaje basado en problemas. Una propuesta en el contexto de la educación superior en México. Tiempo de Educar [Internet]. 2008;9(18):199-232. Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31111811003

Lawal O, Ramlaul A, Murphy F. Problem based learning in radiography education: A narrative review. Radiography. 2021;27(2):727-32. https://doi.org/10.1016/j.radi.2020.11.001

Santos MZ, Otani MAP, Tonhom SFR, Marin MJS. Degree in Nursing: education through problem-based learning. Rev Bras Enferm. 2019;72(4):1128-35. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0298

Bodagh N, Bloomfield J, Birch P, Ricketts W. Problem-based learning: a review. Br J Hosp Med (Lond). 2017;78(11). https://doi.org/10.12968/hmed.2017.78.11.C167

Kilgour P, Reynaud D, Northcote M, Shields M. Role-playing as a tool to facilitate learning, self-reflection and social awareness in teacher education. International Journal of Innovative Interdisciplinary Research [Internet]. 2015;2(4):8-20. Available from: https://research.avondale.edu.au/edu_papers/73/

Jacobsen T, Baerheim A, Lepp MR, Schei E. Analysis of role-play in medical communication training using a theatrical device the fourth wall. BMC Med Educ. 2006; 6(51). https://doi.org/10.1186/1472-6920-6-51

Lane C, Rollnick S. The use of simulated patients and role-play in communication skills training: a review of the literature to August 2005. Patient Educ Couns. 2007;67(1-2):13-20. https://doi.org/10.1016/j.pec.2007.02.011

García-Castro G, Ruiz-Ortega FJ. Clinical reasoning and medical education: Scoping Review. Educación Médica. 2021;22(2):106-10. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2020.11.015

Downloads

Publicado

18.07.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Castañeda Palacio S, Herrera-Almanza L, Hernández Martínez A, Cuartas-Agudelo YS, Martinez-Sanchez LM. O Processo da Lei e da Ciência: uma experiência de aprendizagem através da encenação. Intern J Educ H [Internet]. 18º de julho de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];6:e4379. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4379

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)