Percepção dos estudantes de graduação em medicina sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4404Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Percepção, Licenciatura, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologia na EducaçãoResumo
INTRODUÇÃO: As tecnologias de informação e comunicação aumentam a colaboração entre estudantes e profissionais de saúde no mundo inteiro, para gerar pesquisas globalizadas em saúde e melhorar a implementação de medidas de saúde pública. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos estudantes de medicina de uma universidade privada da cidade de Medellín-Colômbia sobre as tecnologias de informação e comunicação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional descritivo, que incluiu estudantes do programa de pré-medicina e do primeiro semestre do curso de medicina que deram seu consentimento. Variáveis como habilidades sociodemográficas, acadêmicas, de tecnologias da informação e comunicação e percepção foram incluídas no estudo. As informações foram coletadas por meio de uma pesquisa feita no Microsoft Forms®; frequências absolutas e relativas foram utilizadas para a análise. RESULTADOS: Participaram do estudo 69 alunos, dos quais 69,5% (48) eram mulheres e a média de idade foi de 17 anos. Em relação ao acesso a dispositivos eletrônicos, verificou-se que 98,5% (68) possuíam celular, enquanto 94,2% (65) possuíam computador próprio e 100% (69) possuíam acesso à internet em casa. CONCLUSÃO: Os alunos percebem que devido à pandemia, o uso da Internet para atividades acadêmicas aumentou, o que impactou o tempo que foi dedicado às atividades de entretenimento digital. Além disso, percebem que a tendência no uso das tecnologias de informação e comunicação leva a uma desumanização da sociedade.
Downloads
Referências
(1) Humanante-Ramos P, Solís-Mazón ME, Fernández-Acevedo J, Silva-Castillo J. The ICT competences of students entering university: An experience in the Faculty of Health Sciences of a Latin American university. Educ Med. 2019;20(3):134-39. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2018.02.002
(2) Pardo JC, Rosario RB, Abdellah LD, Justel FB, Tomás JFA. Definición y evolución de la eSalud. Formas para evaluar la calidad de los proyectos de eSalud. FMC Form. Medica Contin. en Atencion Primaria. 2015;22(9):475-481. https://doi.org/10.1016/j.fmc.2015.09.001
(3) Wang J, Abdullah AS, Ma Z, Fu H, Huang K, Yu H, et al. Building capacity for information and communication technology use in global health research and training in China: a qualitative study among Chinese health sciences faculty members. Health Res. Policy Syst. 2017;15(59). https://doi.org/10.1186/s12961-017-0222-8
(4) Gómez-Aguilar M, Roses-Campos S, Farias-Batlle P. The academic use of social networks among university students. Comunicar. 2012;19(38):131-38. https://doi.org/10.3916/C38-2012-03-04
(5) Cabaña EE, Wasmuth YG. Factores que inciden en la educación virtual en tiempos de pandemia (COVID-19) de los estudiantes universitarios de una universidad privada [Internet]. Revista Iberoamericana de Docentes. 2020. Available from: http://formacionib.org/faactoresqueinciden.pdf
(6) Larrauri RC. Las nuevas competencias TIC en el personal de los servicios de salud. Revista de Comunicación y Salud. 2011;1(2):47-60. https://doi.org/10.35669/revistadecomunicacionysalud.2011.1(2).47-60
(7) Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. El Coronavirus COVID-19 y la educación superior: impacto y recomendaciones [Internet]. UNESCO-IESALC; 2020. Available from: https://www.iesalc.unesco.org/2020/04/02/el-coronavirus-covid-19-y-la-educacion-superior-impacto-y-recomendaciones/
(8) Hueso LC. Digital education taken seriously and the right to education in times of the coronavirus. Revista de Educación y Derecho. 2020;21. https://doi.org/10.1344/REYD2020.21.31283
(9) Anancolla AMC. Percepción sobre la educación virtual, en adolescentes de la parroquia Salasaca, durante la pandemia del COVID-19. Ocronos. 2020;3(8). Available from: https://revistamedica.com/educacion-virtual-adolescentes-pandemia-covid-19/
(10) Suárez-Escudero JC, Posada-Jurado MC, Bedoya-Muñoz LJ, Urbina-Sánchez AJ, Ferreira-Morales JL, Bohórquez-Gutiérrez CA. Teaching and learning anatomy pedagogical methods, history, the present and tendencies. Acta Médica Colombiana. 2020;45(4). https://doi.org/10.36104/amc.2020.1898
(11) Martinez IDL, Carmona BSA. Virtual simulators as a fundamental tool in clinical medical education in times of COVID-19. Educación Médica Superior [Internet]. 2021;35(1):e2819. Available from: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2819
(12) Luján-Piedrahíta M. Virtuality in the internal medicine theoretical course in students of V, VI and VII semester as a result of the COVID-19 pandemic during the first semester of 2020, School of Medicine, School of Health Science, Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia: Disclosure of an academic exercise. Med UPB. 2020;39(2):66-72. https://doi.org/10.18566/medupb.v39n2.a11
(13) Bossolasco ML, Chiecher AC, Santos DA. Perfiles de acceso y apropiación de TIC en ingresantes universitarios. Estudio comparativo en dos universidades públicas argentinas. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación. 2020;57:151-72. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2020.i57.06
(14) Luna DAN, Ávila EO, García JJV, Nistal MTF, Argüelles GPR. Actitudes y hábitos asociados al uso de las TICs en alumnos de psicología. Psicol. Am. Lat [Internet]. 2013;25:91-144. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2013000200007
(15) Moreno-Correa SM. Educational innovation in the time of the Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus [Internet]. 2020;6(1):14-26. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1087909
(16) Cabrera ML, Olivares SLO, Leal JAE, García JEV. Proposal for academic continuity and distance medical training in the face of the COVID-19 pandemic. Educación Médica Superior [Internet]. 2021;35:e2603. Available from: http://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2603/1174
(17) Santos LM, Grisales D, Suero-Rico J. Perception and Technological Accessibility of University Students in Southwest of the Dominican Republic during Covid-19. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social. 2021;10(1):145-65. https://doi.org/10.15366/riejs2021.10.1.009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Paula Rubiano Varela, Lina María Martínez-Sánchez, Sara Perez Arias, Ivan Felipe Luna, Gustavo Adolfo Giraldo, Jorge Ivan Chica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.