Estilo de aprendizagem e percepção do ambiente educacional de universitários da área biológica e da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4809

Palavras-chave:

Educação Superior, Ciências da Saúde, Disciplinas das Ciências Biológicas, Aprendizagem, Aprendizado profundo

Resumo

INTRODUÇÃO: A abordagem ao aprendizado pode ser influenciada por fatores individuais e ambientais.  O aprendizado profundo requer utilização de mecanismos cognitivos complexos e o envolvimento do estudante. OBJETIVO: Investigar a abordagem ao aprendizado de estudantes de graduação de cursos da área biológica e da saúde que utilizam metodologias tradicionais de ensino e sua percepção do ambiente educacional ao final da graduação. MÉTODO: Estudo transversal com estudantes de cursos da área biológica e da saúde de uma universidade pública. Dados coletados por meio de três questionários: sociodemográfico, o Questionário Revisado do Processo de Estudo (R-SPQ-2F) e Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Para comparação de médias utilizou-se os testes t de Student ou Mann-Whitney. As correlações foram calculadas pelo Coeficiente de Spearman. A regressão linear múltipla foi utilizada para verificar a influência das variáveis na abordagem ao aprendizado. Análises estatísticas realizadas no programa SPSS (versão 26) e nível de significância de 5%. Para análises, estudantes divididos em dois grupos (cursos básicos e aplicados), considerando envolvimento em cuidados a saúde. RESULTADO: Os estudantes de ambos os grupos demonstraram utilizar mais a abordagem profunda do que a superficial (cursos básicos: 29,78 versus 22,00; aplicados: 30,16 versus 20,25), sem diferença significativa entre eles (p > 0,05).  Para cursos básicos, estar empregado exerceu efeito negativo sobre a aprendizagem profunda, enquanto, para cursos aplicados, realizar iniciação científica aumentou o uso dessa abordagem. A percepção geral do ambiente educacional foi considerada “mais positiva do que negativa” (cursos básicos: 104,28 e cursos aplicados 120,47), sendo que alunos de cursos aplicados tiveram percepção mais positiva do ambiente e aqueles com emprego fixo uma percepção mais negativa. CONCLUSÃO: O uso de abordagem profunda foi superior à da superficial para todos os cursos e houve associação positiva entre o uso de abordagens profundas e melhor percepção do ambiente educacional. Fatores sociodemográficos, como a necessidade de ter um emprego durante a graduação, podem influenciar a abordagem ao aprendizado, bem como a percepção do ambiente educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Biggs J, Kember D, Leung YP. The revised two-factor Study Process Questionnaire: R-SPQ-2F. Br J Educ Psychol. 2001;71(1):133-49. https://doi.org/10.1348/000709901158433

(2) Gurpinar E, Kulac E, Tetik C, Akdogan I, Mamakli S. Do learning approaches of medical students affect their satisfaction with problem-based learning? Adv Physiol Educ. 2013;37(1):85-8. https://doi.org/10.1152/advan.00119.2012

(3) Entwistle N, Mccune V. The conceptual bases of study strategy inventories. Educational Psychology Review. 2004;16(4):325-345. https://doi.org/10.1007/s10648-004-0003-0

(4) Costa SDG. Validação para o Brasil da escala Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F) [tese de doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2010. Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-26042010-143400/pt-br.php

(5) Gijbels D, Donche V, Richardson JTE, Vermunt JD. Learning patterns in higher education: Dimensions and research perspectives. 1. ed. London: Routledge; 2013.

(6) Dolmans DHJM, Loyens SMM, Marcq H, Gijbels D. Deep and surface learning in problem-based learning: a review of the literature. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2016;21(5):1087-1112. https://doi.org/0.1007/s10459-015-9645-6

(7) Yardimci F, Bektas M, Özkütük N, Muslu GK, Gerçeker GÖ, Basbakkal Z. A study of the relationship between the study process, motivation resources, and motivation problems of nursing students in different educational systems. Nurse Educ Today. 2017;48:13-8. https://doi.org/0.1007/10.1016/j.nedt.2016.09.017

(8) Haghparast H, Ghorbani A, Rohlin M. Dental students' perception of their approaches to learning in a PBL programme. Eur J Dent Educ,. 2017;21(3):159-65. https://doi.org/10.1111/eje.12195

(9) Barros RMA, Monteiro AMR, Moreira JAM. Learning in higher education: relations with the predisposition of students to be involved in lifelong learning. Rev Bras Estud Pedagog. 2014;95(241):54-66. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/305811495

(10) Hutchinson L. Educational environment. BMJ. 2003;326(7393):810-12. https://doi.org/10.1136/bmj.326.7393.810

(11) Roff S, McAleer S, Harden RM, Al-Qahtani M, Ahmed AU, Deza H, et al. Development and validation of the Dundee ready education environment measure (DREEM). Med Teac. 1997;19(4):295-99. https://doi.org/10.3109/01421599709034208

(12) Irfan F, Faris EA, Maflehi NA, Karim SI, Ponnamperuma G, Saad H, et al. The learning environment of four undergraduate health professional schools: Lessons learned. Pak J Med Sci. 2019;35(3):598-604. https://doi.org/10.12669/pjms.35.3.712

(13) Guimaraes AC, Falbo GH, Menezes T, Falbo. Medical Students’ Views on the Learning Environment Using Dreem. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(4):517-26. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01062014

(14) Schwartzstein RM, Roberts DH. Saying goodbye to lectures in medical school—paradigm shift or passing fad. N Engl J Med. 2017;377(7):605-7. https://doi.org/10.1056/NEJMp1706474

(15) Baeten M, Kyndt E, Struyven K, Dochy F. Using student-centred learning environments to stimulate deep approaches to learning: Factors encouraging or discouraging their effectiveness. Educ Researc Rev. 2010;5(3):243-60. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2010.06.001

(16) Nosair E, Mirghani Z., Mostafa RM. Measuring students' perceptions of educational environment in the PBL program of Sharjah Medical College. J Med Educ Curric Dev. 2015;2:JMEDC.S29926. https://doi.org/10.4137/JMECD.S29926

(17) Pereles A, Núñez JC, Rodríguez C, Fernández E, Rosário P. Personal and instructional variables related to the learning process in postgraduate courses. Psicothema. 2020;32(4):525-532. https://doi.org/10.7334/psicothema2020.189

(18) Vermetten YJ, Vermunt JD, Lodewijks HG. Powerful learning environments? How university students differ in their response to instructional measures. Lear Instruc. 2002;12(3):263-84. https://doi.org/10.1016/S0959-4752(01)00013-5

(19) Falk K, Falk H, Ung EJ. When practice precedes theory - A mixed methods evaluation of students' learning experiences in an undergraduate study program in nursing. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):14-9. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2015.05.010

(20) Mork G, Magne TA, Carstensen T, Stigen L, Asli LA, Gramstad A, et al. Associations between learning environment variables and students' approaches to studying: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2020;20:120-8. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02033-4

(21) Pinho MJ. Science and education: contributions of the scientific initiation in higher education. Avaliação. 2017;22(3):658–75. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300005

(22) Chan CYW, Sum MY, Tan GMY, Tor PC, Sim K. Adoption and correlates of the Dundee Ready Educational Environment Measure (DREEM) in the evaluation of undergraduate learning environments - a systematic review. Med Teach. 2018;40(12):1240-1247. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1426842

(23) Yardley S, Teunissen PW, Dornan T. Experiential learning: AMEE Guide No. 63. Med Teach. 2012;34(2):e102-15. https://doi.org/10.3109/0142159X.2012.650741

(24) Gustin MP, Abbiati M, Bonvin R, Gerbase MW, Baroffio A. Integrated problem-based learning versus lectures: a path analysis modelling of the relationships between educational context and learning approaches. Med Educ Online. 2018;23(1):1489690. https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1489690

(25) Bakhshialiabad H, Bakhshi G, Hashemi Z, Bakhshi A, Abazari F. Improving students' learning environment by DREEM: an educational experiment in an Iranian medical sciences university (2011-2016). BMC Med Educ. 2019;19(1):397. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1839-9

(26) Veerapen K, McAleer S. Students' perception of the learning environment in a distributed medical programme. Med Educ Online. 2010;15(1). https://doi.org/10.3402/meo.v15i0.5168

Publicado

27.03.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Cruz PSN, Rocha SR, Casalecchi GA, Germano CMR. Estilo de aprendizagem e percepção do ambiente educacional de universitários da área biológica e da saúde. Intern J Educ H [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 24º de novembro de 2024];7:e4809. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4809

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>