Do laboratório de hematologia à prática clínica
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4826Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, Educação Médica, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
INTRODUÇÃO: É importante que o estudo da prática médica seja um processo contínuo em que conhecimentos, competências e atitudes sejam gerados por meio de estratégias como o PBL (problem-based learning), que se efetiva por meio da análise de casos clínicos. OBJETIVO: Descrever a experiência da estratégia de aprendizagem baseada em problemas nos laboratórios de hematologia de nossa instituição, para melhorar o processo de aprendizagem e e prática de campo clínico. METODOLOGIA: Após o desenvolvimento das práticas laboratoriais, os casos clínicos são feitos e explicados aos alunos pela equipe de professores, depois os alunos têm tempo para analisá-los e então são propostas diversas questões de revisão para orientar o aluno no estudo do caso proposto, sob a metodologia PBL. Uma vez explicada a atividade para a turma, eles formam equipes que facilitam a troca de conhecimentos e ideias. RESULTADOS: evidenciou-se uma melhor compreensão da teoria sobre os laboratórios de hematologia após a resolução de casos clínicos. CONCLUSÃO: A correlação clínico-básica na prática laboratorial de hematologia é uma questão importante para o correto desenvolvimento de competências e atitudes através de uma metodologia mais didática, para que os alunos possam finalmente atuar e se aprimorar no âmbito médico e acadêmico.
Downloads
Referências
(1) Gutiérrez F, Masiá M, Pascual R. Clinical medicine workshops: An innovative approach to promote cross-discipline clinical skills in the medical degree. Educ Méd. 2017;18(1):13-21. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.08.005
(2) Pour AF, Yazdani S, Farmad SA. A conceptual model for practice-based learning and improvement competency in medicine. J Family Med Prim Care. 2022;11(6):3230-37. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_1878_21.
(3) World Federation for Medical Education. The Edinburgh Declaration. Med Educ. 1988;22(5):481. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1988.tb00788.x
(4) Trullàs JC, Blay C, Sarri E, Pujol R. Effectiveness of problem-based learning methodology in undergraduate medical education: a scoping review. BMC Med Educ. 2022;22(1):104. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03154-8
(5) Rodríguez MSL. El aprendizaje basado en problemas para la educación médica: sus raíces epistemológicas y pedagógicas. Revista Med. 2014;22(2):32-36. https://doi.org/10.18359/rmed.1168
(6) UPB. Modelo pedagógico integrado [Internet]. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana; 2015. [cited december 4 2022]. Available from: https://www.upb.edu.co/es/identidad-principios-historia/proyecto-institucional-modelo-pedagogico
(7) Mejía OR, García CA, García GA. Técnicas didácticas: método de caso clínico con la utilización de video como herramienta de apoyo en la enseñanza de la medicina. Rev Univ Ind Santander Salud [Internet]. 2013;45(2):29-38. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-08072013000200005
(8) Qutob H. Effect of flipped classroom approach in the teaching of a hematology course. PLoS One. 2022;17(4):e0267096. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0267096
(9) Gómez LEC. Uso de los casos clínicos como estrategia didáctica en la enseñanza de anestesia. Rev Colomb Anestesi [Internet]. 2004;32(4):281-284. Available from: https://www.redalyc.org/pdf/1951/195118230007.pdf
(10) Carrasco OV. El aprendizaje basado en problemas y la medicina basada en evidencias en la formación médica. Rev Méd La Paz [Internet]. 2016;22(2):78-86. Available from: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-89582016000200013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Durango Sánchez, Lina María Martinez Sánchez, Laura Duque Echeverri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.