Do laboratório de hematologia à prática clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4826

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Educação Médica, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

INTRODUÇÃO: É importante que o estudo da prática médica seja um processo contínuo em que conhecimentos, competências e atitudes sejam gerados por meio de estratégias como o PBL (problem-based learning), que se efetiva por meio da análise de casos clínicos. OBJETIVO: Descrever a experiência da estratégia de aprendizagem baseada em problemas nos laboratórios de hematologia de nossa instituição, para melhorar o processo de aprendizagem e e prática de campo clínico. METODOLOGIA: Após o desenvolvimento das práticas laboratoriais, os casos clínicos são feitos e explicados aos alunos pela equipe de professores, depois os alunos têm tempo para analisá-los e então são propostas diversas questões de revisão para orientar o aluno no estudo do caso proposto, sob a metodologia PBL. Uma vez explicada a atividade para a turma, eles formam equipes que facilitam a troca de conhecimentos e ideias. RESULTADOS: evidenciou-se uma melhor compreensão da teoria sobre os laboratórios de hematologia após a resolução de casos clínicos. CONCLUSÃO: A correlação clínico-básica na prática laboratorial de hematologia é uma questão importante para o correto desenvolvimento de competências e atitudes através de uma metodologia mais didática, para que os alunos possam finalmente atuar e se aprimorar no âmbito médico e acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Gutiérrez F, Masiá M, Pascual R. Clinical medicine workshops: An innovative approach to promote cross-discipline clinical skills in the medical degree. Educ Méd. 2017;18(1):13-21. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.08.005

(2) Pour AF, Yazdani S, Farmad SA. A conceptual model for practice-based learning and improvement competency in medicine. J Family Med Prim Care. 2022;11(6):3230-37. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_1878_21.

(3) World Federation for Medical Education. The Edinburgh Declaration. Med Educ. 1988;22(5):481. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1988.tb00788.x

(4) Trullàs JC, Blay C, Sarri E, Pujol R. Effectiveness of problem-based learning methodology in undergraduate medical education: a scoping review. BMC Med Educ. 2022;22(1):104. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03154-8

(5) Rodríguez MSL. El aprendizaje basado en problemas para la educación médica: sus raíces epistemológicas y pedagógicas. Revista Med. 2014;22(2):32-36. https://doi.org/10.18359/rmed.1168

(6) UPB. Modelo pedagógico integrado [Internet]. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana; 2015. [cited december 4 2022]. Available from: https://www.upb.edu.co/es/identidad-principios-historia/proyecto-institucional-modelo-pedagogico

(7) Mejía OR, García CA, García GA. Técnicas didácticas: método de caso clínico con la utilización de video como herramienta de apoyo en la enseñanza de la medicina. Rev Univ Ind Santander Salud [Internet]. 2013;45(2):29-38. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-08072013000200005

(8) Qutob H. Effect of flipped classroom approach in the teaching of a hematology course. PLoS One. 2022;17(4):e0267096. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0267096

(9) Gómez LEC. Uso de los casos clínicos como estrategia didáctica en la enseñanza de anestesia. Rev Colomb Anestesi [Internet]. 2004;32(4):281-284. Available from: https://www.redalyc.org/pdf/1951/195118230007.pdf

(10) Carrasco OV. El aprendizaje basado en problemas y la medicina basada en evidencias en la formación médica. Rev Méd La Paz [Internet]. 2016;22(2):78-86. Available from: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-89582016000200013

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Sánchez CD, Sánchez LMM, Echeverri LD. Do laboratório de hematologia à prática clínica. Intern J Educ H [Internet]. 4º de abril de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];7:e4826. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4826

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)