Simulação realística e gamificação em primeiros socorros para o curso de Fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5415

Palavras-chave:

Treinamento Simulado, Ensino, Primeiros Socorros

Resumo

INTRODUÇÃO: Primeiros socorros são os procedimentos e medidas iniciais prestados às vítimas acometidas por mal súbito ou traumático, desde o local do evento até a chegada do serviço de socorro especializado. Uma das formas de aprendizagem de primeiros socorros é por meio do ensino baseado em simulação realística. OBJETIVO: Descrever o treinamento baseado em simulação, bem como a gamificação utilizada durante as aulas de primeiros socorros com acadêmicos do segundo semestre de Fisioterapia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. As atividades teórico-práticas foram desenvolvidas em sala de aula e no laboratório de simulação com acadêmicos de Fisioterapia. Em sala de aula, a docente apresentou e discutiu os conceitos sobre diversas situações em que os primeiros socorros são aplicados. Para as aulas práticas foram propostos casos clínicos em que os estudantes tiveram que realizar as condutas adequadas nos manequins ou neles próprios, de acordo com a situação simulada. A fim de mensurar a percepção desses acadêmicos, foi solicitado que respondessem a um questionário validado denominado Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas. RESULTADOS: O presente trabalho mostrou que, de forma geral, os acadêmicos ficaram satisfeitos com as aulas práticas simuladas, apesar de três itens do questionário terem obtido percentuais de notas mais baixas. CONCLUSÃO: O ensino baseado em simulação deve ser incentivado nos cursos de graduação em Fisioterapia, devido aos potenciais benefícios descritos neste trabalho, segundo as respostas dos acadêmicos obtidas nos itens do questionário. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Moura TVC, Araújo AL, Rosa GS, Castro JJV, Silva ARV. Educational practices in first aid: extension experience report. Rev Ciênc Ext [Internet]. 2018;14(2);180-7. Available from: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1644

(2) Carbogim FC, Luiz FS, Oliveira LB, Braz PR, Santos KB, Püschel VAA. Effectiveness of a teaching model in a first aid course: a randomized clinical trial. Texto Contexto Enferm. 2020;29:e20180362. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0362

(3) Cruz KB, Martins TCR, Cunha PBH, Godas ALG, Cesário ES, Luches BM. First aid health education interventions in the school environment: an integrative review. Enferm Actual Costa Rica. 2021;40. http://dx.doi.org/10.15517/revenf.v0i40.43542

(4) Soar J, Böttiger BW, Carli P, Couper K, Deakin CD, Djärv T, et al. European resuscitation council guidelines 2021: adult advanced life support. Resuscitation. 2021;161:115-151. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.02.010

(5) Marc B, Dolenc E, Slabe D. Simulation-based first aid training of students of health sciences. SHS web of conferences. 2018;48(9):01042. https://doi.org/10.1051/shsconf/20184801042

(6) Sousa AM, Luz JR, Oliveira MAF, Fernandes MC, Rosa TCA, Cuvello LCF. Simulação em primeiros socorros em parada cardiorrespiratória: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem. Revista Uniítalo em Pesquisa [Internet]. 2018;8(1):26-43. Available from: http://pesquisa.italo.com.br/index.php?journal=uniitalo&page=article&op=view&path%5B%5D=187

(7) Avau B, Vanhove AC, Scheers H, Stroobants S, Lauwers K, Vandekerckhove P, et al. Impact of the Use of Simulated Patients in Basic First Aid Training on Laypeople Knowledge, Skills, and Self-efficacy: A Controlled Experimental Study. Simul Healthc. 2022;17(4):213-9. https://doi.org/10.1097%2FSIH.0000000000000657

(8) Holanda FL, Osis MJD, Sousa MH, Macedo DH, Puggina ACG, Campanharo CRV, et al. Medical education in Cardiopulmonary Resuscitation: Didactic transposition from traditional-presential to remote-interactive with simulation. Rev Bras Educ Med. 2022;46(3):e091. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220005

(9) Pacheco LM, Aleluia IMB, Sestelo MR. Student evaluation of debriefing of simulation in clinical skills on a medicine course at Salvador/BA. Rev Inter Educ Saúde. 2022;6:e3136. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3136

(10) Alves CO, Vasconcelos RGM, Santos PO, Jorge JTB, Novais FRM, Franco NBS. Experience in realistic simulation in emergency and emergency training. Rev Ciênc Ext [Internet]. 2020;16:495-505. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3241

(11) Rourke S. How does virtual reality simulation compare to simulated practice in the acquisition of clinical psychomotor skills for pre-registration student nurses? A systematic review. Int J Nurs Stud. 2020;102:103466. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.103466

(12) Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Students’ satisfaction with simulated clinical experiences: validation of an assessment scale. Rev Latino-Am Enfermagem. 2014;22(5):709-15. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471

(13) Li YY, Au ML, Tong LK, Ng WI, Wang SC. High-fidelity simulation in undergraduate nursing education: A meta-analysis. Nurse Educ Today. 2022;111:105291. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105291

(14) Peng M, Su N, Hou R, Geng H, Cai F, Zhong W, et al. Evaluation of teaching effect of first-aid comprehensive simulation-based education in clinical medical students. Front Public Health. 2022;10:909889. https://doi.org/10.3389%2Ffpubh.2022.909889

(15) Liu Y, Zhang Y, Zhang L, Bai H, Wang G, Guo L. The impact of SimMan on resident training in emergency skills. Medicine. 2019;98(2):e13930. https://doi.org/10.1097%2FMD.0000000000013930

(16) Vilaça LV, Penido BV, Santos MA, Dutra CM, Ferreira LA, Chavaglia SRR. Realistic simulation of incident handling with multiple victims by the nursing residency program. Rev Fam Ciclos Vida Saúde Contexto Soc. 2020;8(1):147-54. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4447

(17) Massoth C, Röder H, Ohlenburg H, Hessler M, Zarbock A, Pöpping DM, et al. High-fidelity is not superior to low-fidelity simulation but leads to overconfidence in medical students. BMC Med Educ. 2019;19(1):29. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1464-7

(18) Teles MG, Mendes-Castillo AMC, Oliveira-Kumakura ARS, Silva JLG. Clinical simulation in teaching pediatric nursing: students’ perception. Rev Bras Enferm. 2020;73(2):e20180720 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0720

(19) Seam N, Lee AJ, Vennero M, Emlet L. Simulation training in the ICU. Chest. 2019;156(6):1223-33. https://doi.org/10.1016/j.chest.2019.07.011

(20) Lee J, Lee H, Kim S, Choi M, Ko IS, Bae J, et al. Debriefing methods and learning outcomes in simulation nursing education: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2020;87:104345. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104345

(21) Chernikova O, Heitzmann N, Stadler M, Holzberger D, Seidel T, Fischer F. Simulation-based learning in higher education: A meta-analysis. Rev Educ Res. 2020;90(4):499-541. https://doi.org/10.3102/0034654320933544

Publicado

19.03.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Girardi T de A, Marcos L. Simulação realística e gamificação em primeiros socorros para o curso de Fisioterapia. Intern J Educ H [Internet]. 19º de março de 2024 [citado 21º de maio de 2024];8:e5415. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5415

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>