Produção científica dos discentes do curso de medicina de uma instituição privada: um estudo transversal

Autores

  • Samantha Almeida Máximo União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4955-3111
  • Alice Santos Bastos União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3539-8760
  • Alexandry Libiny Souza Nunes União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6236-5337
  • Regiane Patrícia Oliveira Miranda União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9479-7177
  • Cristina Aires Brasil União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7563-9947
  • Amanda Queiroz Lemos União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5487-3080

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5461

Palavras-chave:

Currículo, Educação Médica, Pesquisa, Indicadores de Produção Científica

Resumo

INTRODUÇÃO: Embora seja garantido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, o estímulo à produção científica não é visto na prática em grande parte das universidades particulares no Brasil. OBJETIVO: Quantificar a produção científica dos discentes a partir do componente curricular obrigatório em prática de pesquisa no curso de Medicina em uma instituição privada de Lauro de Freitas, Bahia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal. A coleta de dados foi realizada por um questionário on-line, via plataforma Google Forms®. Foram incluídos discentes do curso de Medicina que cumpriram a carga horária total do componente curricular obrigatório, e foram avaliadas a produção científica e a experiência com pesquisa dos estudantes. RESULTADOS: 100 alunos responderam ao questionário, dos quais a maioria (96%) possui Currículo Lattes, porém apenas 28 o alimentam periodicamente. Todos participaram de eventos e/ou congressos, 27 apresentaram trabalhos científicos no último ano e 26 relataram participar de grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. Dentro do período estudado, foram 32 (46,4%) artigos publicados e 14 artigos publicados em periódicos científicos indexados de impacto nacional, observando um aumento na qualidade das publicações ao longo dos anos. Houve um aumento de 280% no número de discentes contemplados pela Bolsa de Iniciação Científica, principalmente como voluntários. CONCLUSÃO: Em cinco anos foram produzidos 69 projetos e gerados 32 (46,4%) publicações científicas. Um aumento de 280% no número de alunos contemplados por bolsas de iniciação científica.

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Referências

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Publicado

22.03.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Máximo SA, Bastos AS, Nunes ALS, Miranda RPO, Brasil CA, Lemos AQ. Produção científica dos discentes do curso de medicina de uma instituição privada: um estudo transversal. Intern J Educ H [Internet]. 22º de março de 2024 [citado 3º de dezembro de 2024];8:e5461. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5461

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