A eficácia dos clubes de revista virtuais na aplicação de práticas baseadas em evidências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5667

Palavras-chave:

Virtual journal clubs, Evidence Based, Health Professions, Occupational Therapy

Resumo

INTRODUÇÃO: Este estudo examina a eficácia de um clube de revista virtual (VJC) em melhorar a compreensão dos alunos sobre a prática baseada em evidências (PBE) e sua aplicação na terapia ocupacional (TO). Alunos de nível básico de Mestrado em Ciências (MS) e Doutorado em Terapia Ocupacional Clínica (OTD) participaram de um VJC durante dois semestres. O objetivo do VJC é promover discussões em grupo em um ambiente não ameaçador, preparando os alunos para seu futuro trabalho de campo e articulando na prática intervenções baseadas em evidências. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi examinar a eficácia deste VJC na compreensão e aplicação da prática baseada em evidências. MÉTODOS E MATERIAIS: Vinte e quatro estudantes iniciantes de MS e OTD participaram voluntariamente deste estudo, completando pré e pós-testes usando a pesquisa OT-KACE. O OT-KACE é adaptado da Avaliação de Conhecimento, Atitudes, Acesso e Confiança (EVP) da Prática Baseada em Evidências (KACE) desenvolvida por William Hendricson, Faculdade de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio. Todos os alunos participaram no VJC como parte da sequência do curso de pesquisa. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Melhorias significativas na compreensão da PBE foram observadas antes e depois das avaliações OT-KACE. A integração da PBE é uma pedra angular dos currículos de saúde de nível inicial. Envolver os alunos em VJCs proporciona-lhes oportunidades de explorar e aplicar as competências aprendidas de forma independente e colaborativa, alinhando-se com as preferências de aprendizagem contemporâneas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Hendricson WA, Rugh JD, Hatch JP, Stark DL, Deahl T, Wallmann ER. Validation of an instrument to assess evidence-based practice knowledge, attitudes, access, and confidence in the dental environment. J Dent Edu. 2011;75(2):131-144. https://dx.doi.org/10.1002/j.0022-0337.2011.75.2.tb05031.x DOI: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2011.75.2.tb05031.x

(2) Daly MM, DeAngelis TM. Teaching evidence-based practice across curricula—An overview of a professional development course for occupational therapy educators. Occup Ther Health Care. 2017;31(1):102-109. https://doi.org/10.1080/07380577.2016.1227892 DOI: https://doi.org/10.1080/07380577.2016.1227892

(3) Ellington A, Janes WE. Online journal clubs to enhance fieldwork educator competency in support of student experiential learning. Am J Occup Ther. 2020;74(3):1-9. https://doi.org/10.5014/ajot.2020.035733 DOI: https://doi.org/10.5014/ajot.2020.035733

(4) Eusuf D, Sheldon C. Establishing and sustaining an effective journal club. BJA Education. 2021;22(2):40-42. https://doi.org/10.1016/j.bjae.2021.11.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.bjae.2021.11.001

(5) Ilic D, de Voogt A, Oldroyd J. The use of journal clubs to teach evidence‐based medicine to health professionals: A systematic review and meta‐analysis. Journal of Evidence‐Based Medicine. 2020;13(1):42-56. https://doi.org/10.1111/jebm.12370 DOI: https://doi.org/10.1111/jebm.12370

(6) Mark I, Sonbol M, Abbasian C. Running a journal club in 2020: reflections and challenges. Br J Psychiatry. 2021;45(6):339-0,42. https://doi.org/10.1192/bjb.2020.121 DOI: https://doi.org/10.1192/bjb.2020.121

(7) McGlacken-Byrne SM, O’Rahelly M, Cantillon P, Allen N. Journal club: old tricks and fresh approaches. Archives Disability Childhood Education Practice. 2020;105:236-41. http://dx.doi.org/10.1136/archdischild-2019-317374 DOI: https://doi.org/10.1136/archdischild-2019-317374

(8) Szucs KA, Benson JD, Haneman B. Using a guided journal club as a teaching strategy to enhance learning skills for evidence-based practice. Occup Ther Health Care. 2020;31(2):143-149. https://doi.org/10.1080/07380577.2016.1278296 DOI: https://doi.org/10.1080/07380577.2016.1278296

(9) Wenke RJ, Thomas R, Hughes I, Mickan S. The effectiveness and feasibility of TREAT (Tailoring Research Evidence and Theory) journal clubs in allied health: A randomised controlled trial. BMC medical education. 2018;18(104):1-14. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1198-y DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-018-1198-y

(10) Beck M, Simonÿ C, Bergenholtz H, Hwiid Klausen S. Professional consciousness and pride facilitate evidence-based practice—The meaning of participating in a journal club based on clinical practice reflection. Nursing Open. 2020;7(3):690-9. https://doi.org/10.1002/nop2.440 DOI: https://doi.org/10.1002/nop2.440

(11) Thomas A, Saroyan A, Snider LM. Evidence-based practice behaviours: A comparison amongst occupational therapy students and clinicians. Can J Occup Ther. 2012;79(2):96-107. https://doi.org/10.2182/cjot.2012.79.2.5 DOI: https://doi.org/10.2182/cjot.2012.79.2.5

(12) Kirkpatrick DL. Evaluating training programs. Virginia: ASTD; 1975.

(13) Kirkpatrick Partners. What Is The Kirkpatrick Model? [Internet]. 2024. Available from: https://www.kirkpatrickpartners.com/the-kirkpatrick-model/ Accessed January 22,2024.

(14) Accreditation Council for Occupational Therapy Education (ACOTE). 2018 Accreditation Council for Occupational Therapy Education (ACOTE) Standards and Interpretive Guide: August 2020 Interpretive Guide Version. 2020. Available from: https://acoteonline.org/wp-content/uploads/2020/10/2018-ACOTE-Standards.pdf

Downloads

Publicado

06.09.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Elenko B. A eficácia dos clubes de revista virtuais na aplicação de práticas baseadas em evidências. Intern J Educ H [Internet]. 6º de setembro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];8:e5667. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5667

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>