A eficácia dos clubes de revista virtuais na aplicação de práticas baseadas em evidências
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5667Palavras-chave:
Virtual journal clubs, Evidence Based, Health Professions, Occupational TherapyResumo
INTRODUÇÃO: Este estudo examina a eficácia de um clube de revista virtual (VJC) em melhorar a compreensão dos alunos sobre a prática baseada em evidências (PBE) e sua aplicação na terapia ocupacional (TO). Alunos de nível básico de Mestrado em Ciências (MS) e Doutorado em Terapia Ocupacional Clínica (OTD) participaram de um VJC durante dois semestres. O objetivo do VJC é promover discussões em grupo em um ambiente não ameaçador, preparando os alunos para seu futuro trabalho de campo e articulando na prática intervenções baseadas em evidências. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi examinar a eficácia deste VJC na compreensão e aplicação da prática baseada em evidências. MÉTODOS E MATERIAIS: Vinte e quatro estudantes iniciantes de MS e OTD participaram voluntariamente deste estudo, completando pré e pós-testes usando a pesquisa OT-KACE. O OT-KACE é adaptado da Avaliação de Conhecimento, Atitudes, Acesso e Confiança (EVP) da Prática Baseada em Evidências (KACE) desenvolvida por William Hendricson, Faculdade de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio. Todos os alunos participaram no VJC como parte da sequência do curso de pesquisa. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Melhorias significativas na compreensão da PBE foram observadas antes e depois das avaliações OT-KACE. A integração da PBE é uma pedra angular dos currículos de saúde de nível inicial. Envolver os alunos em VJCs proporciona-lhes oportunidades de explorar e aplicar as competências aprendidas de forma independente e colaborativa, alinhando-se com as preferências de aprendizagem contemporâneas.
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