Implementação de estratégias de gamificação e sua adequação à diferentes contextos numa monitoria de anatomia e histologia: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6206

Palavras-chave:

Gamificação, Educação Médica, Emblemas e Insígnias, Tutoria

Resumo

INTRODUÇÃO: Os jovens estão cada vez mais ligados ao acelerado mundo digital, mudando a forma com que aprendem. Assim, a metodologia passiva vem sendo complementada pela ativa, como por exemplo pelas estratégias de gamificação objetivando aumentar o engajamento e a motivação. Nesse cenário, a monitoria Grupo de ciências Morfofuncionais Intercursos (GCMi), vinculada a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, implementou no ensino da anatomia e histologia o uso de emblemas (badges/figurinhas). RELATO DE EXPERIÊNCIA: No segundo semestre de 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19, as atividades da monitoria passaram a ser telepresenciais. A cada atividade realizada o aluno ganhava um emblema, os GCMinis, representantes da aquisição de determinada habilidade ou conhecimento. Cada tipo de GCMini possuia um valor associado. Ao fim do semestre, um Álbum de Figurinhas virtual foi disponibilizado para que os alunos colocassem os GCMinis ganhados e uma nota final foi atribuída ao álbum, utilizado como método avaliativo. DISCUSSÃO: O uso de emblemas durante a aprendizagem foi considerado divertida, ativando memórias da infância e despertando emoções positivas, outros informaram que a atividade demandava bastante tempo com prazos insuficientes. Devido às limitações metodológicas do estudo, não é possível mensurar o real impacto da implementação dos GCMinis no processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Notou-se um estímulo desses estudantes em realizar as atividades propostas, além de incentivar a participação nos encontros com monitores. A implementação desse recurso de ensino revela como inovações no ensino médico são necessárias, permitindo adaptações a novas realidade e aos recursos virtuais, melhorando a experiência do aluno e do monitor no processo de ensino-aprendizagem, mas estudos investigativos futuros são necessários para avaliar a dimensão desse impacto.

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Publicado

27.10.2025

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Covre LMV, Pinto LOS, de Lelis RC, Teixeira CHC. Implementação de estratégias de gamificação e sua adequação à diferentes contextos numa monitoria de anatomia e histologia: um relato de experiência. Intern J Educ H [Internet]. 27º de outubro de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];9:e6206. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/6206