Experiência teatral como instrumento de aprendizagem integrada e ativa
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6232Palavras-chave:
Psiquiatria em Teatro, Metodologia Ativa em Propedêutica, Teatro em Graduação de MedicinaResumo
INTRODUÇÃO: As metodologias ativas (MA) suplantam em muitos aspectos na consolidação do aprendizado quando comparado ao ensino passivo tradicional. O teatro é uma importante ferramenta desta MA. OBJETIVO: Demonstrar como a experiência teatral pode ser utilizada como MA a fim de promover a aprendizagem integrada e ativa entre estudantes de medicina, especialmente no contexto de transtornos mentais. MATERIAIS E MÉTODOS: No curso de medicina de uma faculdade do Extremo Sul da Bahia, centrado em MA com enfoque no ensino baseado em problemas (EBP), foi realizado uma performance teatral ao final da disciplina de propedêutica dos transtornos mentais do terceiro semestre. A apresentação incluiu encenações de transtornos mentais comuns na prática médica: bulimia nervosa, transtornos ansiosos como pânico com agorafobia, depressão bipolar tipo 1 em fase de mania e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Os alunos participaram na elaboração dos scripts, cenários, figurinos, iluminação e sonoplastia com repetidos ensaios. RESULTADOS: A experiência foi positiva em todos os aspectos, especialmente na concretização do aprendizado. Após cada bloco de apresentação, houve uma breve leitura sobre as manifestações clínicas, critérios diagnósticos, diagnósticos diferenciais, destacando sutilezas para a prática de um médico generalista, como a diferenciação entre depressão unipolar e bipolar. A plateia, composta por alunos de outros semestres, professores e coordenadores, avaliou informalmente a retenção de conhecimentos, que se mostrou excelente. CONCLUSÃO: O teatro é uma experiência essencial para a integração e redução do estresse entre alunos de graduação, além de ser um poderoso instrumento de aprendizado, a expressão verbal e não verbal.
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Referências
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