Percepções e contribuições dos estudantes na aplicação e avaliação de um manual de semiologia médica
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6260Palavras-chave:
Educação Médica, Exame Físico, Materiais Educativos, Medicina Clínica, GuiasResumo
RESUMO | INTRODUÇÃO: O estudo da semiologia médica é essencial para a formação em medicina. Sendo assim, a produção de manuais por professores desempenha um papel importante ao servir como referência teórica e prática, facilitando tanto o ensino quanto o aprendizado. OBJETIVO: Avaliar as percepções dos estudantes de medicina quanto à clareza, pertinência e potencial pedagógico de um manual de semiologia médica elaborado para o módulo de Habilidades Médicas III do curso de graduação em Medicina. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e com abordagem predominantemente quantitativa, complementada por análise qualitativa. O manual foi previamente validado por 13 juízes especialistas: docentes de Medicina, um docente de Letras – Português e uma pedagoga. No presente estudo, a validação foi realizada por estudantes de Medicina do 3º semestre, por meio de um questionário aplicado a todos os estudantes do módulo Habilidades Médicas III de uma universidade federal do Norte do país. Para verificar o grau de concordância entre os participantes foi utilizada a escala Likert de cinco pontos, e o coeficiente de Cronbach foi calculado, indicando excelente consistência interna. RESULTADOS: No total, 93 questionários foram respondidos de forma voluntária. A grande maioria dos acadêmicos demonstrou concordância total com os critérios avaliados. Algumas sugestões foram incorporadas ao manual, como a inclusão de vídeos acessíveis via QR code, visando aumentar a interatividade e complementar os recursos visuais do material. DISCUSSÃO: O uso de materiais didáticos com linguagem clara e apropriada favorece o aprendizado e prepara os discentes para um crescimento profissional consistente. Esses materiais se consolidam como ferramentas essenciais para uma formação médica de qualidade. O papel do professor vai além da transmissão de conhecimento, incluindo a criação de recursos que atendam às necessidades específicas dos alunos. A participação discente na avaliação do manual destaca a importância do feedback para a construção de recursos pedagógicos mais eficazes e alinhados às necessidades da prática médica contemporânea. CONCLUSÕES: Os participantes demonstraram alta aprovação ao manual, evidenciando que materiais didáticos, como manuais de semiologia, potencializam o aprendizado e contribuem para a formação de médicos capacitados. Além disso, destaca-se o papel do professor como criador de recursos educacionais, essencial para atender às necessidades dos alunos e promover um ensino mais dinâmico e efetivo.
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