Inteligência artificial na formação em saúde: percepções de docentes e especialistas em tecnologia sobre a substituição de competências docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6382

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação de Graduação em Medicina, Docentes

Resumo

INTRODUÇÃO: A incorporação da inteligência artificial (IA) na educação reflete avanços tecnológicos acelerados e a busca por métodos inovadores de ensino. Diante do seu potencial disruptivo, torna-se essencial discutir seus impactos sobre as competências docentes na educação médica de maneira abrangente e multidisciplinar. OBJETIVOS:  Comparar as percepções de docentes da área médica e profissionais de tecnologia quanto à possível substituição de competências docentes por IA. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo transversal, quantitativo, com 82 participantes (65 docentes e 17 profissionais de tecnologia), realizado por meio de questionário online anônimo. Foram avaliadas 14 competências docentes quanto à possibilidade de substituição por IA, considerando complexidade, potencial de automação e prazo estimado para ocorrer. RESULTADOS: Houve concordância entre os grupos em 64,3% das competências. A concordância foi de 80,0% para tarefas de baixa complexidade e alta automação, 60,0% para competências de média complexidade e parcialmente automatizáveis, e 50,0% para funções de alta complexidade e baixa automação. À medida que a complexidade aumentava, diminuía a crença na substituição por IA. Houve divergências significativas em competências como seleção de conteúdo com rigor (p=0,029), antecipação de dificuldades dos estudantes (p=0,018), articulação teoria-prática (p=0,032), reforço de contribuições dos alunos (p=0,017) e adaptação docente com base em devolutivas (p=0,046). Nesses casos, os profissionais de tecnologia mostraram-se mais inclinados a acreditar na substituição dessas competências por IA do que os docentes. A maioria acredita que a substituição pode ocorrer em até cinco anos. CONCLUSÃO: Ambos os grupos preveem a adoção crescente da IA no ensino médico, especialmente em atividades de menor complexidade. Embora o consenso diminua em relação às competências mais complexas, há uma expectativa compartilhada de que a IA moldará cada vez mais as práticas educacionais no futuro próximo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Arawi T, El Bachour J, El Khansa T. The Fourth Industrial Revolution: Its Impact on Artificial Intelligence and Medicine in Developing Countries. Asian Bioeth Rev. 2024;16(3):513–26. https://doi.org/10.1007/s41649-024-00284-7

2. Miller DD, Brown EW. Artificial Intelligence in Medical Practice: The Question to the Answer? Am J Med. 2018;131(2):129–33. https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2017.10.035

3. Briganti G, Le Moine O. Artificial Intelligence in Medicine: Today and Tomorrow. Front Med. 2020;7:1–6. https://doi.org/10.3389/fmed.2020.00027

4. Virgilio GPM, Hoyos FS, Ratzemberg CBB. The impact of artificial intelligence on unemployment: a review. Int J Soc Econ. 2024;51(12):1680–95. https://doi.org/10.1108/IJSE-05-2023-0338

5. Jiang Y, Li X, Luo H, Yin S, Kaynak O. Quo vadis artificial intelligence? Discover Artif Intell. 2022;2(1):1–19. https://doi.org/10.1007/s44163-022-00022-8

6. Mohammad B, Supti T, Alzubaidi M, Shah H, Alam T, Shah Z, et al. The Pros and Cons of Using ChatGPT in Medical Education: A Scoping Review. Stud Health Technol Inform. 2023;305:644–7. https://doi.org/10.3233/shti230580

7. Jeyaraman M, Ramasubramanian S, Balaji S, Jeyaraman N, Nallakumarasamy A, Sharma S. ChatGPT in action: Harnessing artificial intelligence potential and addressing ethical challenges in medicine, education, and scientific research. World J Methodol. 2023;13(4):170-8. https://doi.org/10.5662/wjm.v13.i4.170

8. Farrokhnia M, Banihashem SK, Noroozi O, Wals A. A SWOT analysis of ChatGPT: Implications for educational practice and research. Innov Educ Teach Int. 2024;61(3):460–74. https://doi.org/10.1080/14703297.2023.2195846

9. Ng DTK, Leung JKL, Su J, Ng RCW, Chu SKW. Teachers’ AI digital competencies and twenty-first century skills in the post-pandemic world. Education Tech Research Dev. 2023;71(1):137–61. https://doi.org/10.1007/s11423-023-10203-6

10. Costa Júnior JF, Lima UF, Leme MD, Moraes LS, Costa JB, Barros DM, et al. Artificial intelligence as a support tool in higher education. Rev Bras Ens Aprend [Internet]. 2023;6:246–69. Available from: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/111

11. Hanushek EA. The economic value of higher teacher quality. Econ Educ Rev. 2011;30(3):466–79. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2010.12.006

12. Quintanilha LF, Farias CSS, Andrade BB. Training and Pedagogical Involvement Among Higher Education Professors in Health: an Analysis of Medical Courses. Rev Int Educ Super [Internet]. 2020;7:e021026. Available from: https://arca.fiocruz.br/handle/icict/43796

13. Ahmad SF, Alam MM, Rahmat MK, Mubarik MS, Hyder SI. Academic and Administrative Role of Artificial Intelligence in Education. Sustainability. 2022;14(3):1101. https://doi.org/10.3390/su14031101

14. Bates T, Cobo C, Mariño O, Wheeler S. Can artificial intelligence transform higher education? Int J Educ Technol High Educ. 2020;17(1):42. https://doi.org/10.1186/s41239-020-00218-x

15. Saaiq M, Khan RA, Yasmeen R. Digital teaching: Developing a structured digital teaching competency framework for medical teachers. Med Teach. 2024;46(10):1362–68. https://doi.org/10.1080/0142159x.2024.2308782

16. Akram H, Abdelrady AH, Al-Adwan AS, Ramzan M. Teachers’ Perceptions of Technology Integration in Teaching-Learning Practices: A Systematic Review. Front Psychol. 2022;13:920317. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.920317

17. Salam A, Siraj HH, Mohamad N, Das S, Rabeya Y. Bedside teaching in undergraduate medical education: Issues, strategies, and new models for better preparation of new generation doctors. Iran J Med Sci. 2011;36(1):1–6. Cited: PMID: 23365470

18. Wood EA, Ange BL, Miller DD. Are We Ready to Integrate Artificial Intelligence Literacy into Medical School Curriculum: Students and Faculty Survey. J Med Educ Curric Dev. 2021;8:1–5. https://doi.org/10.1177/23821205211024078

19. Feng S, Shen Y. ChatGPT and the Future of Medical Education. Acad Med. 2023;98(8):867–8. https://doi.org/10.1097/acm.0000000000005242

20. Oluwadiya KS, Adeoti AO, Agodirin SO, Nottidge TE, Usman MI, Gali MB, et al. Exploring artificial intelligence in the Nigerian medical educational space: An online cross-sectional study of perceptions, risks and benefits among students and lecturers from ten universities. Niger Postgrad Med J. 2023;30(4):285–92. https://doi.org/10.4103/npmj.npmj_186_23

21. Park CJ, Yi PH, Siegel EL. Medical Student Perspectives on the Impact of Artificial Intelligence on the Practice of Medicine. Curr Probl Diagn Radiol. 2021;50(5):614–9. https://doi.org/10.1067/j.cpradiol.2020.06.011

22. Grunhut J, Marques O, Wyatt ATM. Needs, Challenges, and Applications of Artificial Intelligence in Medical Education Curriculum. JMIR Med Educ. 2022;8(2):e35587. https://doi.org/10.2196/35587

23. Haruna-Cooper L, Rashid MA. GPT-4: the future of artificial intelligence in medical school assessments. J R Soc Med. 2023;116(6):218. https://doi.org/10.1177/01410768231181251

24. Ngo B, Nguyen D, vanSonnenberg E. The Cases for and against Artificial Intelligence in the Medical School Curriculum. Radiol Artif Intell. 2022;4(5):e220074. https://doi.org/10.1148/ryai.220074

25. Seo K, Tang J, Roll I, Fels S, Yoon D. The impact of artificial intelligence on learner–instructor interaction in online learning. Int J Educ Technol High Educ. 2021;18(1):1–23. https://doi.org/10.1186/s41239-021-00292-9

26. Salih SM. Perceptions of Faculty and Students About Use of Artificial Intelligence in Medical Education: A Qualitative Study. Cureus. 2024;16(4):e57605. https://doi.org/10.7759/cureus.57605

27. Salas-Pilco SZ, Yang Y. Artificial intelligence applications in Latin American higher education: a systematic review. Int J Educ Technol High Educ. 2022;19(1):21. https://doi.org/10.1186/s41239-022-00326-w

28. Chan KS, Zary N. Applications and Challenges of Implementing Artificial Intelligence in Medical Education: Integrative Review. JMIR Med Educ. 2019;5(1):e13930. https://doi.org/10.2196/13930

29. Crompton H, Burke D. Artificial intelligence in higher education: the state of the field. Int J Educ Technol High Educ. 2023;20(1):22. https://doi.org/10.1186/s41239-023-00392-8

30. Zawacki-Richter O, Bai JYH, Lee K, van Tryon PJS, Prinsloo P. New advances in artificial intelligence applications in higher education? Int J Educ Technol High Educ. 2024;21(1):32. https://doi.org/10.1186/s41239-024-00464-3

Publicado

07.11.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Dias AKF da M, de Melo TS, Avena K de M, Andrade B de B, Quintanilha LF. Inteligência artificial na formação em saúde: percepções de docentes e especialistas em tecnologia sobre a substituição de competências docentes. Intern J Educ H [Internet]. 7º de novembro de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];9:e6382. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/6382