INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS EM USUÁRIOS DE BEBIDA ALCOÓLICA

Autores

  • Lídia Cíntia De Jesus Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maria Emilia Santos Pereira Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i2.1005

Palavras-chave:

Consumo de Bebidas Alcoólicas, Hipertensão, Enfermagem, Anti-Hipertensivos, Adesão à Medicação

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma condição clínica de importante problema para a saúde pública mundial. Apesar da eficácia medicamentosa ser comprovada, o comportamento do indivíduo com relação à mudança no estilo de vida também contribui significativamente para prevenir o desenvolvimento da HAS. Dessa forma, objetivou-se investigar a relação entre fármacos anti-hipertensivos em usuários de bebidas alcoólicas, e implementar um modelo de esclarecimento a população classificada como hipertensos. Trata-se de um estudo de pesquisa bibliográfica integrativa, onde foi utilizado um total de 48 publicações. A pesquisa revelou que o consumo concomitante de fármacos anti-hipertensivos e bebidas alcoólicas eleva os níveis de pressão arterial provavelmente por utilizarem a mesma via metabólica (citocromo P450). E grande parte da população desconhece a gravidade dessa doença (evolução lenta e assintomática e possibilidade de morte). Conclui-se que profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, possui papel fundamental no esclarecimento dos riscos dessa associação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lídia Cíntia De Jesus Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Enfermeira Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maria Emilia Santos Pereira Ramos
    Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

01.11.2016

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

1.
Silva LCDJ, Ramos MESP. INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS EM USUÁRIOS DE BEBIDA ALCOÓLICA. Rev Enf Contemp [Internet]. 1º de novembro de 2016 [citado 27º de abril de 2024];5(2). Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1005

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)