CARACTERIZAÇÃO DAS ULCERAS DE PRESSÃO EM IDOSOS HOSPITALIZADOS

Autores

  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade Independente do Nordeste
  • Nágila Oliveira Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i2.289

Palavras-chave:

Cuidador, Úlcera de pressão, Idosos

Resumo

Objetivo: caracterizar as úlceras de pressão em idosos hospitalizados. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório descritivo realizado em um hospital público do município de Vitória da Conquista/BA, com uma amostra de 40 idosos portadores de Úlceras de Pressão. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões sociodemográfica e de caracterização das ulceras, sendo os dados analisados de maneira descritiva por meio do Programa Estatístico SPSS versão 20.0. Resultados: constatou-se no presente estudo que houve uma maior distribuição de idosos com sexo feminino (43,6%), casado (38,5%), não alfabetizado (61,5%) e aposentado (46,2%), com média de idade de 73,10 (± 9,31) anos. Dos 39 idosos avaliados, 100,0% apresentaram Úlcera de Pressão; 61,5% apresentaram problemas de saúde associados à presença de UP e 94,9% relataram lesão cutânea prévia. A maioria dos idosos apresentaram úlceras localizadas no Coccix (97,4%), com tempo de 10 dias (33,3%), com quantidade referente a 1(uma) úlcera (97,4%) e infeccionadas (66,7%). Quanto à avaliação dos fatores de risco observou-se que os de maior frequência foram: pontos de pressão (28,2%), valores laboratoriais anormais (28,2%) e presença de patôgenes Crônico-degenerativos (17,9%). Conclusão: a maioria dos idosos apresentaram problemas de saúde associados à presença de úlceras infeccionadas e relataram lesão cutânea prévia. Verificou-se que os mesmos, apresentaram úlceras de pressão infeccionadas localizadas no cóccix com uma lesão cutânea prévia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade Independente do Nordeste
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde/UFRN, Estágio Pós-doutoral em Saúde Coletiva/UFBA/ISC. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Docente Titular da Faculdade Independente do Nordeste. E-mail: lucianauesb@yahoo.com.br.
  • Nágila Oliveira, Faculdade Independente do Nordeste
    Discente do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Independente do Nordeste.

Downloads

Publicado

23.12.2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Reis LA dos, Oliveira N. CARACTERIZAÇÃO DAS ULCERAS DE PRESSÃO EM IDOSOS HOSPITALIZADOS. Rev Enf Contemp [Internet]. 23º de dezembro de 2013 [citado 30º de maio de 2024];2(2). Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/289

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)