Conhecimento de mulheres da zona rural sobre o papilomavírus humano

Autores

  • Luzia Soares Abreu Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ
  • Tamires Soares de Oliveira Andrade Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Zhilbelly Mota Nunes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Núbia Souza Rufino Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ
  • Kaisy Pereira Martins Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3243

Palavras-chave:

Papilomavírus humano. Prevenção. População Rural. Mulheres. Enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: avaliar o conhecimento das mulheres de uma zona rural sobre o papilomavírus humano e formas de prevenção. MÉTODO: estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas em outubro de 2017 com 43 mulheres cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família localizada na zona rural do município de São João do Rio do Peixe. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: A partir dos dados obtidos na pesquisa emergiram três categorias: Conhecimento das mulheres sobre o papilomavírus humano (HPV); orientações recebidas na perspectiva das mulheres; e formas de prevenção utilizadas pelas mulheres contra o HPV. A compreensão sobre o HPV é permeada pela ausência de instrução acerca do vírus, embora a maioria das entrevistadas reconheça o preservativo como uma importante maneira de prevenção, mesmo relatando não terem recebido orientações adequadas sobre o HPV pela equipe da Unidade de Saúde da Família que atende na comunidade. CONCLUSÃO: Identificou-se déficit de conhecimento das mulheres da referida zona rural sobre o papilomavírus humano, principalmente quanto à forma de transmissão, suas causas e cuidados para a prevenção. Cabe a equipe de saúde desenvolver novas estratégias de educação em saúde sobre o HPV para que a comunidade tenha melhores informações relacionadas à prevenção da doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luzia Soares Abreu, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ
    Enfermeira, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ. João Pessoa (PB), Brasil.
  • Tamires Soares de Oliveira Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Farmacêutica, Especialista em Análises Clínicas, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.
  • Zhilbelly Mota Nunes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Biomédica, Especialista em Biomedicina Estética, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.
  • Núbia Souza Rufino, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ
    Enfermeira, Especialista em Saúde da Família e Unidade de Terapia Intensiva, Enfermeira atuante no Hospital Barão de Lucena-PE. João Pessoa (PB), Brasil.
  • Kaisy Pereira Martins, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ
    Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.

Publicado

11.03.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Conhecimento de mulheres da zona rural sobre o papilomavírus humano. (2021). Revista Enfermagem Contemporânea, 10(1), 43-50. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3243

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>