O partejar da enfermagem à mulher em uma casa de parto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3501

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem. Profissionais de enfermagem. Parto normal. Assistência ao Parto. Maternidades Independentes.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o partejar da enfermagem à mulher nos períodos do trabalho de parto e nascimento em uma Casa de Parto sob a perspectiva da parturiente. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo com sete mulheres assistidas em uma Casa de Parto no norte de Minas Gerais. Os dados foram coletados em agosto de 2019 por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados mediante a técnica de “Análise do Conteúdo” na perspectiva de Bardin. RESULTADOS: Emergiram duas categorias de análise: “Integralidade e longitudinalidade no cuidado de Enfermagem” e “Estratégias de cuidado e promoção da autonomia da mulher” que apontaram condutas de respeito a autonomia e fisiologia do trabalho de parto, além do adotarem práticas não farmacológicas para alívio da dor e a garantia da presença de acompanhante e apoio familiar no trabalho de parto. CONCLUSÃO: O cuidado de Enfermagem destinado às mulheres em trabalho de parto indica um partejar humanizado, estabelecimento de vínculo e relação empática balizados por um cuidado integral e longitudinal. Essas condutas podem romper sentimentos negativos em relação aos profissionais, à assistência de enfermagem e ao ato de parir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (FAVENORTE).
  • Ana Mendes Souza Freitas, Faculdade Verde Norte (Favenorte).

    Graduanda em Enfermagem. 

  • Hilária Kezia Gonçalves de Freitas Nunes, Faculdade Verde Norte (Favenorte).

    Graduanda em Enfermagem. 

  • Daiane Kelen Cardoso Silva, Ambulatório Municipal de Mato Verde.

    Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Enfermeira assistencialista do Ambulatório Municipal de Mato Verde.

  • Lyliane Martins Campos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Downloads

Publicado

31.03.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Dias EG, Freitas AMS, Nunes HKG de F, Silva DKC, Campos LM. O partejar da enfermagem à mulher em uma casa de parto. Rev Enf Contemp [Internet]. 31º de março de 2021 [citado 26º de abril de 2024];10(1):79-85. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3501

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)