Visita domiciliar: percepções de docentes no ensino de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.4021

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Educação em enfermagem, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

OBJETIVO: analisar as percepções de docentes sobre a visita domiciliar no ensino de enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado na Estratégia de Saúde da Família do município de Picos-PI, local onde ocorreram os estágios curriculares supervisionados do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista como técnica, e os dados obtidos foram tratados sob a análise de conteúdo de Minayo. RESULTADOS: Emergiram três categorias temáticas que evidenciaram as concepções, processo ensino-aprendizagem e instrumentalização da visita domiciliar nos estágios de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os docentes apontam potencialidades do atendimento domiciliar na integralização de habilidades e competências durante a formação de profissionais da saúde. Para a Estratégia de Saúde da Família, constitui-se como método que amplia o cuidado ao sujeito e família, bem como o reconhecimento do território de atuação.

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Publicado

15.10.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Leite Alves Pereira K, Duarte de Sales JK, Rodrigues Maia E, Barreto Luna Callou Cruz R de S, da Silva Quirino G, Germane Alves Pinto A. Visita domiciliar: percepções de docentes no ensino de enfermagem. Rev Enf Contemp [Internet]. 15º de outubro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];10(2):289-97. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4021

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