Visita domiciliar: percepções de docentes no ensino de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.4021

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Educação em enfermagem, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

OBJETIVO: analisar as percepções de docentes sobre a visita domiciliar no ensino de enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado na Estratégia de Saúde da Família do município de Picos-PI, local onde ocorreram os estágios curriculares supervisionados do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista como técnica, e os dados obtidos foram tratados sob a análise de conteúdo de Minayo. RESULTADOS: Emergiram três categorias temáticas que evidenciaram as concepções, processo ensino-aprendizagem e instrumentalização da visita domiciliar nos estágios de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os docentes apontam potencialidades do atendimento domiciliar na integralização de habilidades e competências durante a formação de profissionais da saúde. Para a Estratégia de Saúde da Família, constitui-se como método que amplia o cuidado ao sujeito e família, bem como o reconhecimento do território de atuação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Conceição AS, Santana ES, Barbosa MD, Horan M, Santos JB, Paz MJJ, et al. Nurse's actions in the home visit of basic care. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2019;(20):e441. https://doi.org/10.25248/reas.e441.2019

Santos FPA, Acioli S, Machado JC, Souza MS, Rodrigues VP, Couto TA. Care practices of the family health strategy team. Rev. enferm. UFPE on line. 2018;12(1):36-43. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i1a230589p36-43-2018

Alves LVV, Acioli S, Correa VAF, Dias JR. Características do acesso à visita domiciliar: visão de enfermeiros. Rev Recien [Internet]. 2020;10(31):57-64. Available from: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/393/pdf_1

Assis LMB, Pinheiro ML, Morais MMM, Fernandes DMAP, Melo VFC, Motta MF. Taking care from the inside: reflections about home visits in the Family Health Strategy. Saúde Colet. 2021;11(62):5072–81. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5072-5081

Lacerda LCA, Teles RBA, Omena CMB. Supervised internship: perceptions of the preceptor about the teaching-learning process in a teaching hospital. Revista e-Curriculum. 2019;17(2):574-91. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p574-591

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014

Santana VC, Burlandy L, Mattos RA. The house as a care space: health practices of Community Health Workers in Montes Claros (MG). Saúde Debate. 2019;43(120):159-69. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912012

Nunes CA, Aquino R, Medina MG, Vilasbôas ALQ, Pinto Júnior EP, Luz LA. Home Visits in Brazil: characteristics of the baseline activity of Community Health Workers. Saúde Debate. 2018;42(2):127-44. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S209

Marinho LCR, Ramos FT, Oliveira RC, Caramoni JT, Fontes CMB. Home visit as a support for nursing in peritoneal

dialysis: an integrative review. Acta Paul Enferm, 2020;33:eAPE20190139. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01395

Goulart EP, Moura ATMS, Rafael RMR, Edmundo KMB, Penna LHG. Home visit by the Family Health Strategy limits and possibilities in the context of urban violence in Rio de Janeiro. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2021;16(43):2651. https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2651

Jardim SH, Bernardino OS, Ferreira BN, Cacciari P. Contributions of practices and internships in the nursing course for academic training. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(2). https://doi.org/10.25248/reas.e6172.2021

Mattos R. Comprehensiveness as the Focus of Training for Health Professionals. Rev bras educ med. 2004;28(2). https://doi.org/10.1590/1981-5271v28.2-012

Maeyama MA, Cutolo LRA, Chaves VM, Barni RS. Sérgio Arouca Project: a Case. Rev. bras. educ. med. 2018;42(1):47-56. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e02312014

Maestrini E, Martini JG, Lazzari DD, Conceição VM, Geremia DS, Kwiatkowiski HS, et al. Weaknesses and strengths in the teaching of non-communicable chronic diseases in nursing undergraduate training. Cienc Cuid Saude [Internet]. 2020;19:e50409. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/50409/751375150015

Rigobello JL, Bernardes A, Moura AA, Zanetti ACB, Spiri WC, Gabriel CS. Supervised Curricular Internship and the development of management skills: a perception of graduates, undergraduates, and professors. Esc Anna Nery. 2018;22(2):e20170298. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0298

Franco ECD, Soares AN, Gazzinelli MF. Macro and micropolitics recontextualization of an integrated curriculum: experienced itinerary in nursing undergraduatea. Esc Anna Nery. 2018;22(4):e20180053. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0053

Siqueira LD, Reticena KO, Nascimento LH, Abreu FCP, Fracolli LA. Home visit assessment strategies: a scope review. Acta Paul Enferm. 2019;32(5):584-91. https://doi.org/10.1590/1982-0194201900081

Gualdezi LF, Scussiato LA, Peres AM, Rosa TF, Lowen IMV, Torres DG. Competence assessment in nursing education during field practices. Rev Enferm UFSM. 2020;10(e61):1-18. https://doi.org/10.5902/2179769239939

Belem JM, Alves MJH, Quirino GS, Maia ER, Lopes MSV, Machado MFAS. Assessment of learning in the supervised internship in nursing in collective health. Trab Educ Saúde. 2018;16(3):849-67. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00161

Fortes FLS, Lins EM, Varoto AA, Soares LAC, Silva LE, Alves DR. Nursing academics’ perception of the theoretical-practical aplicability of home visits: case report . Res., Soc. Dev. 2020;9(12):e40791211333 http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11333

Colaço AD, Meirelles BHS, Heidemann ITSB, Villarinho MV. Care for the person who lives with hiv/aids in primary health care. Texto contexto - enferm. 2019;28:e20170339. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0339

Publicado

15.10.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Leite Alves Pereira K, Duarte de Sales JK, Rodrigues Maia E, Barreto Luna Callou Cruz R de S, da Silva Quirino G, Germane Alves Pinto A. Visita domiciliar: percepções de docentes no ensino de enfermagem. Rev Enf Contemp [Internet]. 15º de outubro de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];10(2):289-97. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4021

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>