Giracardio: jogo educativo para a promoção à saúde cardiovascular em feirantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e4191

Palavras-chave:

Educação em saúde, Jogos, Tecnologia Educacional, Promoção da Saúde, Saúde Cardiovascular

Resumo

OBJETIVOS: descrever o processo de elaboração do jogo educativo GIRACARDIO para a promoção à saúde cardiovascular em feirantes e relatar as impressões desse público acerca da aplicabilidade da tecnologia educativa. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de multimétodos, realizada no mês de fevereiro de 2020 no Mercado Público de Sobral-Ceará, com uma amostra final de vinte feirantes. A coleta realizou-se por meio da aplicação da tecnologia educativa e a utilização de um questionário de qualidade de vida. O tratamento dos dados se deu por meio da análise temática de conteúdo.  RESULTADOS: Houve uma aderência significativa pelo público durante a aplicação da tecnologia educativa facilitando o momento de educação em saúde com base no favorecimento de hábitos saudáveis e alerta para riscos cardiovasculares. O giracardio configurou-se como um instrumento facilitador de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação em saúde diferente das tradicionais, e apontou benefícios na utilização de jogos educativos pela enfermagem.  CONCLUSÃO: A aplicação do Giracardio favoreceu o ensino-aprendizado, o que levou uma avaliação positiva da tecnologia educativa pelo público alvo.  Para a enfermagem, a pesquisa agregou cientificidade sobre os benefícios da utilização de tecnologias leves no cuidado à saúde, com foco nos jogos educativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Massaroli LC, Santos LC, Carvalho GG, Carneiro SAJF, Rezende LF. Quality of life and the high BMI as risk factor for cardiovascular diseases: systematic review. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. 2018;16(1):1-10. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i1.3733

Malta DC, Andrade SSCA, Oliveira TP, Moura L, Prado RR, Souza MFM. Probability of premature death for chronic non-communicable diseases, Brazil and Regions, projections to 2025. Rev. Bras. Epidemiol. 2019;22(1):1-13. https://doi.org/10.1590/1980-549720190030

Lunkes LC, Murgas LDS, Dorneles EMS, Rocha CCMBM, Machado GJ. Socioeconomic factors related to cardiovascular diseases: a review. Rev. Hygeia. 2018; 28(14):50-61.: https://doi.org/10.14393/Hygeia142804

Azevedo PR, Sousa MM, Souza NFS, Oliveira SHS. Health education shares in the context of chronic diseases: integrative review. Rev. Fund. Care Online. 2018;10(1);260-7. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.260-267

Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Educational technologies in nursing assistance in health education: integrating review. Rev. enferm. UFPE online [Internet]. 2017;11(2);1044-51. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/13475

Gurgel SS, Taveira GP, Matias EO, Pinheiro PNC, Vieira NFC, Lima FET. Educational games: didactic resources utilized at teaching health education classes. Rev. Min. Enfer [Internet]. 2017;21:1-6. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-907997#fulltext_urls_biblio-907997

Frota KC, Santos LTS, Oliveira LS, Marques MF, Ponte KMA. Educational technologies: efficient strategies for the promotion of health of elderly. Rev. Saúde.com. 2019;15(2):1531-7. https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4401

Rodrigues KAF, Santos ZMSA, Santos PDS, Bezerra KAF, Carneiro RF, Aguiar AC, et al. Adherence of hypertensive women to healthy lifestyle -an educational technology in health. Atas - Investigação Qualitativa em Saúde [Internet]. 2017;(2). Available from: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1305/1264

Prefeitura de Sobral (Brasil). Prefeitura de Sobral: Mercado Público [Internet]. Disponível em: https://www.sobral.ce.gov.br/

Jaffe L. Games are multidimensional in educational situations. In: Bradshawm MJ, Loweinstein AJ. Innovative teaching strategies in nursing and related health professions. Boston: Jones and Bartlett Publishers; 2011

Bezerra KP. Elaboração e validação de jogo educacional para o ensino do desenvolvimento psicológico da criança [Thesis] [Internet]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2018. Available from: http://200.129.22.236/cmacclis/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=884&Itemid=157

Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013.

Santos LTS, Frota KC, Marques KMAP. Giracardio: tecnologia educativa para prevenção de doenças cardiovasculares [Internet]. In: XXI encontro de iniciação científica da Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA); 2019; Sobral, 2019. Available from: http://www.uvanet.br/sadoc/participante/trabalho/trab_ini_53_fee1adb70975693d9.pdf

Ganassi GS, Silva EM, Pimenta AM, Marcon SS. Efficacy of an educative intervention on knowledge related to cardiovascular diseases among men. Acta Paul Enferm. 2016; 29(1):38-46. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600006

Martins FDP, Leal LP, Linhares FMP, Santos AHS, Leite GO, Pontes CM. Effect of the board game as educational technology on schoolchildren’s knowledge on breastfeeding. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018;26(3049):1-12. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2316.3049

Panosso MG, Souza SR, Haydu VB. Characteristics attributed to educational games: an interpretation behavior analytic. Psicol. Esc. Educ. 2015;19(2):233-41. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192821

Teles PRS, Sousa MEM, Ferreira UR, Henrique ACPT. Development of educational game for education in childbirth assistance nursing. Revista Diálogos Acadêmicos [Internet]. 2017;6(2):99-103. Available from: http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/ 146/154

Ponte KMA, Vieira RBS, Frota KC, Cardoso MAF, Brega YKB. Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university. Rev Enferm UFPI. 2020;9:e9748. https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9748

Magalhães VSM, Mota AAF, Silva PL, Sousa DA, Santos MCR, Rios MA. Multimorbity in butcherworkers. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2019;19(1):1-10. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3238

Araújo WJS, Bragagnollo GR, Nascimento KC, Camargo RAA, Tavares CM, Monteiro EMLM. Educational intervention on HIV/AIDS with elderly individuals: a quasi-experimental study. Texto & Contexto Enfermagem. 2020;29(29):1-14. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0471

Diniz JS, Batista KM, Luciano LS, Fioresi M, Amorim MH, Bringuente ME. Nursing intervention based on Neuman's theory and mediated by an educational game. Acta Paul Enferm. 2019;32(6):600-7. https://doi.org/10.1590/1982-0194201900084

Lima NKG, Araújo MM, Gomes EB, Vieira NR, Lima Filho FJR, Silva JC. Game proposal as educational technology for the promotion of adolescent cardiovascular health. Braz. J. Hea. Rev. 2020;3(5):13494-514. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-173

Publicado

23.05.2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Teixeira de Sousa Santos L, Cardoso da Frota K, Canafistula de Souza FD, de Azevedo Ponte KM. Giracardio: jogo educativo para a promoção à saúde cardiovascular em feirantes. Rev Enf Contemp [Internet]. 23º de maio de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];11:e4191. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4191

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>