Conhecimento de acadêmicos em relação às tecnologias de prevenção ao vírus da imunodeficiência humana: Profilaxia Pré-Exposição e Profilaxia Pós-Exposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2023.e5049

Palavras-chave:

Profilaxia Pré-Exposição, Profilaxia Pós-Exposição, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Estudantes de Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: analisar o conhecimento de alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública a respeito de tecnologias de prevenção ao vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) – Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, sendo sua população composta por 63 estudantes de cursos da saúde de uma instituição pública de ensino. RESULTADOS: 57,1% dos participantes cursavam Medicina, 42,9% cursavam Enfermagem, 96,8% responderam corretamente o que significa PrEP e PEP, 63,5% souberam como utilizar a PrEP, 66,7% acertaram quais as infecções sexualmente transmissíveis a PEP previne, 100% dos estudantes responderam corretamente sobre a exclusão do uso do preservativo em uso da PrEP ou PEP. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste estudo, pode-se constatar que os estudantes possuem um conhecimento sobre as profilaxias preventivas ao HIV (PrEP e PEP). Ainda podem existir lacunas de conhecimento sobre a temática, o que pode influenciar no manejo da PrEP e da PEP e, assim, acabar não aproveitando integralmente os benefícios que essas tecnologias oferecem.

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Publicado

28.09.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Melo FH, Alexandre AR, Santos DO, Queiroz AAFLN, Fernandes APM, da Silva PG. Conhecimento de acadêmicos em relação às tecnologias de prevenção ao vírus da imunodeficiência humana: Profilaxia Pré-Exposição e Profilaxia Pós-Exposição. Rev Enf Contemp [Internet]. 28º de setembro de 2023 [citado 27º de dezembro de 2024];12:e5049. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5049

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