Religiosidade e espiritualidade dos discentes da graduação de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2025.e6381

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Espiritualidade, Religião

Resumo

OBJETIVO: compreender como os estudantes de enfermagem percebem e manejam a dimensão religiosidade e espiritualidade (R/E) no contexto acadêmico. MÉTODO: estudo exploratório-descritivo realizado com 21 estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior de caráter privado. Os dados foram coletados em 2024 e 2025, por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Os estudantes de enfermagem reconhecem a importância da R/E como dimensões fundamentais para o cuidado integral, especialmente no acolhimento e alívio do sofrimento. Emergiram quatro categorias: 1. uma crença subjetiva e pessoal; 2. a pluralidade do sagrado como suporte para a vida pessoal e acadêmica; 3. cuidado espiritual e respeito à autonomia e 4. lacunas na formação acadêmica. CONCLUSÃO: Observou-se pluralidade nas vivências do sagrado, sendo a religiosidade associada à fé e rituais institucionais, e a espiritualidade com experiências subjetivas voltadas ao autocuidado. Existem lacunas na formação acadêmica e insegurança no manejo da R/S, sendo a abordagem, em geral, superficial ou evitativa. Tal postura reflete a persistência do paradigma biomédico, que ainda negligencia a subjetividade do ser. 

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Publicado

27.11.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Lemos IM, Silva MCR de J, de Medeiros MOSF, Caetano AAC. Religiosidade e espiritualidade dos discentes da graduação de enfermagem. Rev Enf Contemp [Internet]. 27º de novembro de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];14:e6381. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/6381